Produto pode ser utilizado na cultura de milho; é aplicado via foliar
19.06.2023 | 17:07 (UTC -3)
Diego Mendonca, edição Cultivar
A Corteva Agriscience anunciou em coletiva à imprensa o Utrisha N, fixador biológico de nitrogênio. Aprovado para a cultura de milho, o produto é aplicado de forma foliar e permite à planta a obtenção de nitrogênio durante todo o seu ciclo de vida por meio de um modo de ação inédito e inovador.
“As soluções biológicas respondem aos desafios observados na agricultura de maneira inovadora e ao mesmo tempo simples, como alternativas que podem ser utilizadas dentro do sistema de cultivo já existente”, destaca Cristiane Delic (no vídeo acima), líder do portfólio de biológicos da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.
A executiva ressalta que o principal diferencial de Utrisha N é a presença ativa da bactéria durante todo o ciclo da cultura. “No interior das folhas, a bactéria de Utrisha N permite fixar o nitrogênio atmosférico de forma natural, eficiente e controlada, funcionando como uma ferramenta complementar à adubação com nitrogênio”.
De acordo com informações da Corteva, Utrisha N possui uma cepa única da bactéria Methylobacterium symbioticum que entra pelos estômatos das folhas e coloniza completamente a planta em sete dias após a aplicação. Essa bactéria converte o nitrogênio que está disponível no ar em nitrogênio amônio para a planta, melhorando de forma natural sua vitalidade e contribuindo para que a lavoura atinja o seu máximo potencial de crescimento e produtividade.
Outro diferencial importante é que o nitrogênio decorrente da ação de Utrisha N não é suscetível às ocorrências que são comuns no processo de adubação tradicional, como a lixiviação (carreamento do nitrogênio para o subsolo), a volatilização (perda por evaporação de nutriente pela ação da temperatura) e a desnitrificação (transformando-o em estado gasoso, provocados pela ação de bactérias).
O produto já é comercializado em países da Europa, nos Estados Unidos, México, Chile e Argentina, e passou por três anos de testes de campo no Brasil antes de seu lançamento.