Calendário sanitário é ferramenta estratégica para a pecuária
O período do Vazio Sanitário da Soja, iniciado em 1º de julho terminou nesta quarta-feira (30/09). A partir desta quarta, produtores rurais já podem começar a cultivar soja.
Em Minas o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizou o cumprimento da medida e, até o fim de agosto, 307 propriedades haviam sido fiscalizadas. Dessas, 154 foram notificadas e cinco autuadas. As propriedades autuadas estão localizadas em Uberaba, Sacramento, Nova Ponte e Araxá.
O Vazio Sanitário é uma medida fitossanitária recomendada por pesquisa, que orienta a eliminação do hospedeiro – a soja – para se eliminar o fungo causador da doença ferrugem da asiática, que provoca queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, derrubando drasticamente a produtividade das lavouras.
Cerca de 1.500 propriedades, localizadas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Norte de Minas, estavam submetidas à medida. Durante os 90 dias estava proibida a existência de planta viva de soja, exceto nas áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas, autorizadas pelo Comitê Estadual para o Controle da Ferrugem Asiática, monitoradas e controladas pelo IMA, cabendo ao produtor eliminar as plantas remanescentes.
Todos os Estados produtores de soja são obrigados a estabelecer o Vazio Sanitário, pois é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida também termina hoje nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo. Já no Maranhão e Bahia, o término será dia 15 de outubro e no Mato Grosso e Paraná, o fim do período ocorreu em 15 de setembro.
O controle deve ser preventivo, uma vez que o combate a doenças como esta, tende a aumentar a competitividade da soja brasileira. Minas Gerais é o sexto maior produtor nacional de soja, com 51 municípios produtores, totalizando uma área de 915 mil hectares e produção de 2,7 milhões de toneladas. O crescimento da produção neste ano foi de 6 % em relação à safra passada. Já a área plantada cresceu 5,2%.
A soja é o segundo grão mais cultivado no estado, atrás apenas do milho. O maior produtor mineiro de soja é o município de Unaí, seguido por Uberaba, Buritis, Uberlândia e Guarda-Mor.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - (31) 3235-3504 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura