Calendário sanitário é ferramenta estratégica para a pecuária

29.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Ciente dos benefícios que a aplicação racional de antiparasitários pode proporcionar para a pecuária, a Merial Saúde Animal disponibiliza e incentiva seus clientes a adotarem um Calendário Estratégico de Controle de Parasitas.

No calendário estratégico os produtos são aplicados em épocas-chaves para um controle eficaz de parasitos, sempre identificando os problemas de cada fazenda e levando em conta a raça, clima, região, mão-de-obra, instalações e manejo aplicado. Esta importante ferramenta possibilita uma maior preservação dos medicamentos, pois o uso em épocas erradas e indiscriminadas (uso curativo) pode causar resistência parasitária. Segundo Alessandro Lima, gerente de produtos da Merial, outro benefício da adoção de um calendário sanitário é a redução dos manejos.

“Algumas fazendas que não possuem calendário definido chegam a colocar mais de uma vez por mês os animais no curral para banhar, aplicar vermífugos, entre outros manejos. Pensando em bem-estar dos animais e aumento da produção, devemos colocar o mínimo possível estes animais no curral. Em resumo, a adoção de um calendário de vacinação é uma forma de evitar desperdícios e de ampliar a receita e a produtividade. Além disso, gera menos stress ao animal e garante uma maior eficiência no controle de diversas doenças”, afirma.

Roberto Nunes Filho

Texto Assessoria

(11) 2198-1866

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro