Sumitomo lança portfólio de pastagem e herbicida Tempest E

Lançamentos integram o Conceito E e reforçam o compromisso da empresa com a eficiência e a sustentabilidade da pecuária

22.09.2025 | 08:02 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte, edição Revista Cultivar

A Sumitomo Chemical acaba de lançar em São Paulo, durante o evento Jornada de Excelência, o seu novo Portfólio E de Pastagem. A linha chega ao mercado com uma solução inédita: o Tempest E, herbicida seletivo de ação sistêmica para controlar plantas daninhas de difícil e de extrema dificuldade de controle (Fluroxipir-meptílico + picloram + Triclopir-butotílico).

Conforme a empresa, o lançamento tem base no Conceito E, que está apoiado nos pilares da Experiência, Excelência, Eficiência e Equilíbrio, para apoiar a pecuária brasileira. “Esse movimento oficializa e celebra o propósito da companhia no Brasil juntos de quem nos move: o pecuarista. Também inaugura a nova fase de nosso portfólio sob o guarda-chuva estratégico do conceito, que fundamenta o nosso jeito de cuidar do pasto”, afirmou o diretor comercial de Pastagem da Sumitomo Chemical, Paulo Pimentel (na foto). 

Formulação inédita para controle de daninhas

O Tempest E alia alto espectro de controle, eficácia comprovada e elevada seletividade. Segundo a empresa, a tecnologia proporciona pastagens mais limpas e vigorosas, aumentando a produção de massa verde por hectare e, consequentemente, o potencial de arrobas por área. 

Outro diferencial está na concentração, que exige menor volume de produto por hectare em comparação a concorrentes, reduzindo custos logísticos e a quantidade de embalagens descartadas. “Tempest E entrega controle efetivo das plantas daninhas e também traz eficiência e praticidade operacional, liberando mais tempo e recursos para o pecuarista focar no que realmente importa: aumentar a produtividade da produção e da fazenda”  destacou o Gerente de herbicidas da Sumitomo Chemical, Luciano Teixeira. 

De acordo com Teixeira, a solução também contribui para maior segurança ambiental e econômica, ao evitar a fitotoxicidade nas pastagens. “Quanto maior a incidência de plantas daninhas, menor é a qualidade da pastagem. Uma pastagem limpa e fortalecida possibilita aumentar o número de cabeças por hectare, ampliando o plantel e melhorando a rentabilidade”, ressaltou.  

Conceito E

Segundo a Sumitomo Chemical, o Conceito E representa o compromisso da empresa em oferecer soluções que conciliem produtividade e sustentabilidade. Dentro dessa estratégia, são desenvolvidos projetos como a Expedição da Produtividade, que já percorreu mais de 1,5 mil propriedades em todo o Brasil, avaliando mais de 800 mil hectares de pastagens e orientando produtores na tomada de decisão para ganhos em eficiência.

Tradição e mercado global

O lançamento ocorre no ano em que a Sumitomo Chemical completa 50 anos de atuação no Brasil e cinco anos de presença no varejo de insumos agrícolas. O posicionamento da marca, sob o tema “Pastagem nos Une”, reforça a conexão entre tradição japonesa e vivência no campo brasileiro. 

A inovação do conceito também chega em um momento estratégico para a pecuária nacional. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o Brasil exportou em agosto de 2025 um total de 299,4 mil toneladas de carne bovina, 20,7% acima do mesmo mês do ano anterior, com a China respondendo por mais de metade dos embarques. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025