Colheita de soja nas Planícies Tropicais encerra no dia 20
Governo do Tocantins monitora 50 mil hectares em área com produção de sementes de alto vigor
O Rabobank Brasil divulgou uma nova análise sobre o mercado de fertilizantes e as perspectivas para os produtores rurais. Segundo o levantamento, elaborado por Bruno Fonseca, analista setorial de insumos, a combinação entre aumento dos custos operacionais e queda nos preços das commodities deve resultar em mais uma temporada de margens comprimidas nas principais regiões agrícolas do mundo, tendência que pode se estender até meados de 2027.
De acordo com o estudo, o cenário é semelhante ao observado em 2024, quando os agricultores já enfrentavam retração nas margens devido à desvalorização das commodities. No entanto, este ano, a pressão se intensifica em um ambiente global mais complexo, marcado por tensões geopolíticas, tarifas impostas pelos Estados Unidos e elevação dos custos de produção.
A análise projeta que a safra de 2026 também será desafiadora, com destaque para o impacto da alta nos preços de fertilizantes e das taxas de juros elevadas. Embora seja esperada alguma redução nos custos de defensivos agrícolas, as despesas operacionais gerais seguem em trajetória de alta, o que deve afetar produtores de soja, milho e outras culturas de grande escala.
No campo da produção, o relatório ressalta que, mesmo com margens mais estreitas, os agricultores permanecem comprometidos em investir para manter ou ampliar a produtividade. As projeções indicam outra safra recorde de milho e soja, resultado da expansão nas principais regiões produtoras. Esse avanço, porém, tende a intensificar a pressão de baixa sobre os preços das commodities, em um mercado já marcado pela redução dos estoques globais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura