Potencial econômico da seringueira será apresentado aos agricultores familiares de Cristalândia/TO

25.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

O Governo de Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - apresentará nesta terça-feira (24), aos agricultores familiares de Cristalândia as potencialidades econômicas da produção do seringal no Brasil e no Tocantins. O evento acontecerá a partir de 9h, no Assentamento Cristalândia, na região Sudoeste do Estado. As atividades fazem parte do Programa Polo de Seringueira, implantado pelo governo do Estado, por meio da Seagro.

Na ocasião, a Diretoria de Agroenergia e a Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar mostrarão as principais vantagens que a cultura oferece, principalmente para os pequenos produtores. Os produtores poderão conhecer o passo a passo do plantio do seringal, como o manejo adequado, vantagens econômicas, clima, práticas de irrigação, áreas de plantio, manejo de pragas e fungos, comercialização e sangria.

Já a Superintendência de Assentamentos apresentará a importância da produção do seringal aos agricultores familiares como mais uma alternativa para geração de renda. Além disso, serão mencionadas as linhas de financiamentos existentes para o plantio da seringueira, como o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar Florestas e o EcoSeringueira.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Gomes, essas atividades fazem parte dos incentivos do Governo do Estado, em promover a cultura do seringal no Tocantins. “A intenção, neste primeiro momento é mostrar para os produtores as oportunidades de negócio que a seringueira possui para o desenvolvimento econômico. É uma atividade que pode gerar R$ 7 mil hectare/ano”, explicou.

O Brasil produz somente 30% do consumo nacional, exportando da Ásia cerca 70% da borracha utilizada. Atualmente, o Tocantins possui uma área de 1.840 hectares de seringueiras plantadas e emprega cerca de seis mil pessoas diretamente. Ampliando essa área para aproximadamente 12 mil hectares até 2017, serão gerados mais de 62 mil empregos diretos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro