Syngenta lança fungicida durante congresso de batata
A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina informa que o pagamento da subvenção ao prêmio do Seguro Agrícola para os produtores de maçã de Santa Catarina ultrapassaram R$ 2 milhões. A subvenção do Governo do Estado já beneficiou mais de 1,2 mil agricultores somente através da subvenção de 50% da parte que cabe a ele pagar.
Esta é a primeira vez que o Governo do Estado participa do pagamento do seguro agrícola da maçã. Para esta ação foram destinados R$ 5 milhões. “A maioria dos produtores de maçã aderem ao seguro rural do Governo Federal, em que os agricultores têm subvenção de 60% do valor total do prêmio. Dos restantes 40% do valor total do prêmio, o Governo do Estado beneficia o produtor com a subvenção de 50%, limitado a 4,5 hectares por produtor. O agricultor paga apenas 20% do total”, explica o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues.
O secretário destacou ainda que o Governo do Estado está disposto a incentivar o desenvolvimento da Serra Catarinense, apoiando os projetos e atividades que são bases da economia da região. “A produção de maçã é uma atividade importante para 2,5 mil produtores catarinenses que tornam o Estado o maior produtor nacional da fruta, por isso o Governo do Estado não mede esforços para atender as demandas do setor da maçã em Santa Catarina”, ressalta Rodrigues.
A partir da próxima safra, o Estado vai acrescentar ao programa Juro Zero Agrícola a instalação de coberturas para os pomares de maçã, que protegem a plantação contra o granizo – problema que atingiu as últimas cinco safras –, e também o subsídio de metade do que os produtores pagam pelo seguro agrícola.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura