Syngenta lança fungicida durante congresso de batata
Cerca de 50 pesquisadores da Embrapa participam do II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (CBRG) em Belém, PA, no período de 24 a 28 de setembro. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e reúne professores, pesquisadores, empresários, estudantes, técnicos, produtores rurais, agências de desenvolvimento e representantes do setor político com o objetivo de discutir os avanços do conhecimento e o uso sustentável dos recursos genéticos, tendo como tema principal a "Amazônia: recursos genéticos e sustentabilidade".
O CBRG ocorre a cada dois anos com o objetivo de discutir a situação atual, os avanços e as perspectivas da conservação e uso sustentável de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos no país. Para isso, são realizadas palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos técnico-científicos orais e na forma de pôsteres. Este ano, o evento está sendo organizado pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).
Paralelamente ao Congresso, acontecem também: o II Workshop de Curadores de Germoplasma do Brasil (24/09), coordenado pela Embrapa e pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC, e o Workshop da Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais (25/09).
Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e micro-organismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.
O conhecimento e conservação desses recursos são fundamentais para garantir a sustentabilidade e a segurança alimentar da população brasileira e, por isso, diversas instituições brasileiras, incluindo unidades da Embrapa, empresas estaduais de pesquisa, universidades, entre outras vêm investindo no desenvolvimento de pesquisas e ações para assegurar a conservação e o uso adequado dos recursos genéticos no país.
“O CBRG é uma oportunidade concreta de atualização e troca de conhecimentos, pois reúne mais de 50 conferencistas, palestrantes e expositores nacionais e internacionais”, ressalta a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Socorro Maués, uma das organizadoras do evento.
A programação científica inclui discussões sobre os diversos potenciais de aplicação dos recursos genéticos para áreas de ponta como: biotecnologia, agroenergia, controle biológico e indústria, entre muitos outros, além de outros temas relevantes para essas pesquisas, incluindo: aspectos legais, documentação e a importância de incentivar o ensino e a pesquisa nessa área nas universidades brasileiras.
A Embrapa desenvolve ações de conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos desde a década de 70 e hoje possui o maior banco genético vegetal do Brasil, com mais de 100 mil amostras de aproximadamente 650 espécies de importância socioeconômica conservadas a 20ºC abaixo de zero.
Gerencia também o Sistema Nacional de Curadoria de Recursos Genéticos, conectado a aproximadamente 235 bancos genéticos, onde mais de 250.000 amostras de plantas, animais e micro-organismos são conservadas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura