Pesquisa feita nos EUA segue mesma metodologia aplicada pela Embrapa

30.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Durante visita às instalações da Basf, incluindo experimentos em casa de vegetação, na cidade de Dinuba, Califórnia (EUA), o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) Augusto César Pereira Goulart verificou que a metodologia usada lá, em screening de fungicidas para tratamento de sementes de soja e algodão, visando o controle de Rhizoctonia solani, é a mesma desenvolvida em pesquisas realizadas por ele no Brasil.

Depois das visitas técnicas, o grupo de pesquisadores brasileiros e outros oito de países da América Latina participaram do Workshop Internacional Basf, em San Francisco. Lá, foram apresentados os trabalhos premiados no Top Ciência e ministradas palestras por professores das universidades de Davis, Riverside, Nebraska e Iowa. Na ocasião, Augusto apresentou, em forma de pôster, o trabalho premiado sobre o tratamento de sementes para o controle de Rhizoctonia solani no algodoeiro.

“A participação no evento e a possibilidade de cooperação internacional podem auxiliar no desenvolvimento de trabalhos através da parceria entre pesquisadores da Embrapa e dos EUA, podendo concretizar-se através de projetos cooperativos integrados em redes”, destaca Augusto.

Os 16 pesquisadores brasileiros que participaram das atividades, promovidas de 18 a 27 de setembro, tiveram trabalhos premiados no Top Ciência 2009, promovido pela Basf, nos dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo. Os vencedores foram avaliados em cinco categorias: perenes, oleaginosas, cereais, grãos e hortifruti. Em 2009, o Top Ciência recebeu 376 inscrições de trabalhos de pesquisa. Desse total, 252 são brasileiros. A avaliação foi feita por uma banca composta por pesquisadores da área de fisiologia vegetal do Brasil e do Departamento Técnico da Basf.

O Top Ciência é um fórum de inovação, tecnologia e desenvolvimento de idéias dos profissionais do agronegócio que se destacaram com trabalhos científicos inovadores em prol da agricultura brasileira e da América Latina.

Kadijah Suleiman,

Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)

(67) 3416-9742 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro