Congresso discute conservação e uso sustentável de recursos genéticos em prol da agricultura
O Instituto Agristar, braço social da Agristar, empresa do mercado nacional de sementes para hortifruticultura, em parceria com o Núcleo Estadual de Educação do Campo João Gonçalves Ribeiro (NUCLEC), implantou o projeto Horta Escolar – Espaço de Aprendizagem e Saúde Alimentar, em Orizona (GO).
O projeto tem como principal objetivo transformar a horta que foi implantada no NUCLEC em um espaço de aprendizagem, buscando conscientizar os 70 alunos do Ensino Médio sobre a importância do consumo de hortaliças e verduras, além de levar a experiência da horta doméstica para a comunidade familiar.
O programa foi implantado e desenvolvido pela equipe do Instituto de Ação Social Agristar em Orizona, com o apoio da equipe do núcleo. “O Instituto Agristar tem desenvolvido junto à sociedade ações que incentivam principalmente as crianças e jovens no que diz respeito à importância de se ter uma alimentação saudável, por meio do consumo de legumes, frutas e verduras. Nossa iniciativa pretende conscientizar os jovens sobre a boa alimentação de suas famílias”, explica a engenheira agrônoma e vice-presidente do Instituto de Ação Social Agristar, Maria Carolina Rodrigues.
Para a coordenadora do projeto, professora Neusa Maria Canedo Eduardo, a horta oferece aos jovens mais do que uma oportunidade de melhorar os hábitos do dia a dia, mas também a chance de desenvolverem um trabalho interdisciplinar, conquistar parcerias, desenvolver habilidades, fortalecendo a autoestima dos estudantes.
“A horta inserida no ambiente escolar pode contribuir de forma significativa para a formação integral do aluno, já que o tema engloba diferentes áreas de conhecimento e pode ser desenvolvido durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, a horta escolar assume um papel importante no resgate da cultura alimentar, reforçando a importância das hortaliças e verduras para obter uma vida saudável”, explica a Neusa.
Segundo a coordenadora, os alunos do Núcleo abraçaram o projeto e passaram a cuidar da horta diariamente, de acordo com as orientações dadas pela equipe da Agristar. “Foram feitos mutirões na parte da noite para garantir o cumprimento das etapas para a implantação da horta. Por meio desse projeto a escola se transformou em um grande laboratório vivo. As sementes doadas pela Agristar garantiram a qualidade dos produtos, o que animou os alunos envolvidos. O objetivo agora é fazer com que os alunos levem o que aprenderam pra casa e construam suas próprias hortas domésticas”, finaliza Neusa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura