Calendário sanitário é ferramenta estratégica para a pecuária
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou dia 22 de setembro em caráter terminativo o Projeto de Lei nº124/09, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze, que reconhece Não-Me-Toque/RS como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão.
Nesta terça-feira, 29, foi aberto prazo de cinco dias para interposição de recurso. É a última etapa antes da aprovação da lei. O título, em fase final de tramitação, se deve ao pioneirismo do Projeto Aquarius de Agricultura de Precisão.
Iniciado no ano 2000, o Projeto Aquarius é o primeiro projeto de pesquisa de Agricultura de Precisão em escala comercial no Brasil. É fruto da parceira entre a Universidade Federal de Santa Maria, Massey Ferguson, Stara, Yara Fertilizantes e Cotrijal.
O deputado, na justificativa do Projeto de Lei, descreve a Agricultura de Precisão como “uma extraordinária ferramenta para o gerenciamento da produção agrícola, possibilitando a tomada de decisões nos momentos adequados, gerando significativos ganhos de produtividade”.
No Senado, o projeto teve parecer favorável do senador Gilberto Goellner: "Entendemos que a proposta está em linha com o desenvolvimento tecnológico alcançado por Não-Me-Toque, município pioneiro na mecanização agrícola no país".
O projeto de lei aprovado pelo Senado complementa a Lei Municipal nº 3.343, de 2007, que já reconhece a cidade como centro de excelência em Agricultura de Precisão, e a Lei Estadual nº 12.744, de 2007, que declara o município "Capital da Agricultura de Precisão".
Fonte: Senado Federal
Divulgação: Massey Ferguson -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura