Calendário sanitário é ferramenta estratégica para a pecuária
O pesquisador Clóvis Terra Wetzel, liderança nas discussões sobre a legislação de sementes no Brasil e falecido em 2007, dará nome às salas de treinamento que a Embrapa Transferência de Tecnologia inaugura, em Brasília/DF, nesta quinta-feira (01/10).
A solenidade tem início às 15h30, com a presença do diretor presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Arraes.
As duas salas com capacidade para 30 pessoas passam a compor a Vitrine de Tecnologias da Embrapa, onde os lançamentos e principais tecnologias da Empresa são demonstrados ao público urbano, em especial estudantes. “Com a Unidade de Atualização Tecnológica passamos a contar com estrutura para ministrar a parte teórica de cursos e a área externa para a capacitação prática”, explica o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade.
A capacitação de técnicos da Emater/DF, por meio do Programa de Atualização Tecnológica (Proatec), já vem sendo feita no local que, agora, será oficialmente inaugurado. O Proatec constitui-se de cursos de atualização voltados a técnicos agrícolas que atuam na extensão rural. O objetivo é manter esse público informado sobre as novas tecnologias e temas da pesquisa agropecuária de interesse de produtores e agricultores.
Homenagem - A denominação das salas como Unidade de Atualização Tecnológica Dr. Clovis Terra Wetzel, ou simplesmente Espaço Wetzel, é uma homenagem ao pesquisador que participou da criação da Embrapa Transferência de Tecnologia e de suas unidades produtoras de sementes básicas, hoje Escritórios de Negócios.
Falecido há dois anos, Wetzel marcou presença entre os pesquisadores que atuaram em favor da implantação de normas relativas a sementes. Entre elas: a primeira lei de sementes brasileira - Lei n.º 4727/65; a elaboração da Política Brasileira de Sementes, de 1967, e do Programa Brasileiro de Sementes, em 1968. O pesquisador foi pioneiro na implantação, em 1954, do programa de produção de sementes fiscalizadas no Brasil.
O início da cerimônia de inauguração está previsto para as 15h30, sendo esperada a presença do presidente da Emater/DF, Carlos Magno. O evento será finalizado com o descerramento da placa que homenageia Clóvis Wetzel.
Gabriela Lafetá e Valéria Costa
Embrapa Transferência de Tecnologia
61 3448.4510 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura