Santa Clara tem mudanças no conselho de administração
Roberto Fava Scare assumiu a presidência; Luiz Antonio dos Santos Baptista é novo membro externo independente do órgão
O Grupo Syngenta anunciou os resultados financeiros do primeiro semestre e do segundo trimestre de 2023. As vendas no primeiro semestre de 2023 foram de US$ 17,5 bilhões, uma queda de US$ 0,6 bilhão ou 3% em relação ao ano anterior, em comparação com um 2022 excepcionalmente forte.
O EBITDA no primeiro semestre do ano foi de US$ 3,2 bilhões, 7% menor ano a ano. As vendas no segundo trimestre de 2023 foram de US$ 8,3 bilhões, uma queda de US$ 0,8 bilhão ou 9%. No segundo trimestre de 2023, o EBITDA foi 15% inferior ao do ano anterior em US$ 1,4 bilhão.
As vendas no primeiro semestre de 2023 reverteram para a fase sazonal habitual em proteção de cultivos e nutrição de cultivos, à medida que distribuidores e varejistas reduziram os estoques acumulados para resistir às interrupções na cadeia de fornecimento do ano anterior. As vendas também foram impactadas pelo aumento dos custos de capital de giro do cliente em um ambiente de taxas de juros mais altas, fazendo com que muitos parceiros de canal e agricultores estabelecessem níveis de estoque alvo mais baixos. Este desempenho é comparado ao mesmo período do ano passado, em que o Grupo obteve vendas e lucros recordes.
Syngenta Crop Protection e Adama registraram vendas mais baixas em comparação com trimestres excepcionalmente fortes do ano anterior. O mercado de proteção de cultivos, especialmente na América Latina, viu uma demanda acelerada no primeiro semestre de 2022 devido à preocupação dos agricultores com gargalos de oferta, o que também resultou em custos e preços de venda mais elevados.
O negócio da Syngenta Seeds cresceu 9%, para US$ 2,5 bilhões, no primeiro semestre de 2023. O escalonamento antecipado dos royalties em 2023, que foi realizado no terceiro trimestre do ano passado, impactou positivamente as vendas de sementes no segundo trimestre de 2023 e tornará a comparação ano após ano do terceiro trimestre mais desafiadora.
O Grupo Syngenta China continuou o seu crescimento, alcançando vendas totais de 5,9 mil milhões de dólares no primeiro semestre de 2023. A MAP ("Plataforma Agrícola Moderna"), do Grupo Syngenta, foi novamente um forte impulsionador. Suas vendas cresceram 40%, para US$ 2,5 bilhões, à medida que o número de centros MAP aumentou em 151 em relação ao ano anterior, para um total de 691 centros. As vendas médias por centro aumentaram 9% em relação ao ano anterior.
Todas as unidades de negócios foram impactadas por efeitos cambiais adversos à medida que o dólar norte-americano fortaleceu-se.
O Grupo Syngenta continuou a concentrar-se em melhorias de produtividade e ajustes de preços, quando aplicável, para ajudar a mitigar o impacto de custos mais elevados. A margem EBITDA do Grupo Syngenta no primeiro semestre de 2023 foi de 18,3%, ligeiramente abaixo do período do ano anterior.
No final do primeiro semestre, as soluções digitais do Grupo foram adotadas em mais de 230 milhões de acres em todo o mundo, com elevada procura por parte dos agricultores nos principais mercados.
As vendas da Syngenta Crop Protection foram 5% menores; atingiram US$ 8,1 bilhões no primeiro semestre de 2023.
Nos primeiros seis meses, as vendas na América do Norte cresceram 8%; as vendas foram 3% mais baixas na Europa, África e Médio Oriente e 4% mais baixas na Ásia-Pacífico (excluindo a China). As vendas na China aumentaram 20%. As vendas na América Latina foram 21% mais baixas, uma vez que os distribuidores "reduziram o estoque acumulado em relação ao ano anterior". Na CER, o negócio cresceu em todas as regiões, exceto na América Latina.
Durante este período, a empresa continuou a concentrar-se em fornecer inovações aos agricultores, introduzindo as tecnologias plinazolin (veja aqui, aqui, aqui e aqui) e Tymirium (veja aqui) em mais mercados. Anunciou também um acordo de colaboração para comercializar o Tetflupirolimet (veja aqui), um novo herbicida com um novo modo de ação para os produtores de arroz na Ásia.
As vendas da Adama foram 15% menores; caíram para US$ 3,0 bilhões no primeiro semestre de 2023.
Nos primeiros seis meses, as vendas na Europa, África e Médio Oriente foram 4% inferiores. Na América Latina, a baixa foi de 8%. As vendas na América do Norte foram 22% mais baixas, afetadas principalmente pelos segmentos consumidor e profissional; Ásia-Pacífico (excluindo a China) foram 16% mais baixos. As vendas na China foram 28% mais baixas, em grande parte devido aos preços mais baixos dos subprodutos não agrícolas.
Adama registrou com sucesso o Mastercop ACT na Polônia, um fungicida à base de cobre com "tecnologia proprietária da Adama para minimizar o impacto ambiental".
As vendas de sementes cresceram 9%, para 2,5 mil milhões de dólares, no primeiro semestre de 2023. O resultado foi impulsionado principalmente pelos aumentos de preços.
Neste período, as vendas de culturas agrícolas na Europa, África e Médio Oriente cresceram 14 por cento; a América do Norte cresceu 14%; a Ásia-Pacífico (excluindo a China) aumentou 16%; e China 20 por cento. A América Latina caiu 18%, limitada pela disponibilidade do produto. As vendas de sementes de hortaliças aumentaram ligeiramente.
A Syngenta Seeds inaugurou centro de pesquisa e desenvolvimento em Malta, Illinois, projetado para reunir agricultores e pesquisadores norte-americanos para acelerar os avanços em produtos e serviços de sementes agrícolas para este mercado estratégico.
O Syngenta Group China, composto pelas atividades de sementes, proteção de cultivos, nutrição de cultivos, MAP e digitais do Grupo na China, alcançou vendas de US$ 5,9 bilhões, um aumento de 13%, no primeiro semestre de 2023.
As vendas de proteção de cultivos do Syngenta Group China no primeiro semestre aumentaram 4%, com o crescimento das vendas formuladas e de marca mais do que compensando os preços de venda mais baixos de subprodutos não agrícolas. As vendas de sementes cresceram 19 por cento. As vendas da nutrição de cultivos caíram 7%, mas os níveis de lucro foram mantidos.
No primeiro semestre do ano, as vendas do MAP cresceram 40%, para US$ 2,5 bilhões. O número de centros MAP aumentou em 151 em relação ao ano anterior, para um total de 691. As aplicações digitais MAP alcançaram mais de 2,4 milhões de utilizadores registados, fornecendo ferramentas online que ajudam a modernizar as explorações agrícolas em toda a China.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Roberto Fava Scare assumiu a presidência; Luiz Antonio dos Santos Baptista é novo membro externo independente do órgão
Cobertura básica contra granizo para frutas e hortaliças agora compõe desenho do produto; recuperação do potencial produtivo de plantas de café também passa a ser alternativa de cobertura básica das apólices