FMC e Syngenta anunciam comercialização de novo herbicida na Ásia

Com princípio ativo tetflupyrolimet, produto deve ser lançado no Brasil em 2027

16.05.2023 | 10:27 (UTC -3)
Cultivar, com informações Syngenta

Syngenta Crop Protection e FMC Corporation divulgaram hoje acordo para lançar tecnologia para o controle de plantas daninhas gramíneas no cultivo de arroz na Ásia. 

A FMC desenvolveu o ingrediente ativo chamado tetflupyrolimet (tetflupirolimet) com apoio da Syngenta na cultura do arroz. Essa substância será alternativa para os agricultores que lutam contra plantas daninhas resistentes. Uma das vantagens apontadas pelas empresas é que o tetflupyrolimet pode ser aplicado tanto no arroz transplantado tradicionalmente quanto no arroz semeado diretamente.

Conforme documentos da FMC, a estimativa é lançar o produto no Brasil em 2027.

Saiba mais sobre o tetflupyrolimet

A literatura científica aponta que por muitos anos não foram lançados novos modos de ação de herbicidas. A última grande aparição teria sido o clomazone (anos 1980).

Nos últimos anos, pelo menos três surgiram: cinmetilina (foi esclarecido que o sítio de ação é a tioesterase de ácido graxo), ciclopirimorato (descoberto pela Mitsui Chemicals Agro) e tetflupyrolimet (FMC).

O tetflupyrolimet interfere com a biossíntese de pirimidina de novo através da inibição da diidroorotato desidrogenase (dihydroorotate dehydrogenase - DHODH). Em última análise, ele inibe a formação de novos tecidos. Causa retardo do crescimento, retenção foliar e morte da planta suscetível. Estudos apontam sua atividade sobre ciperáceas, algumas eudicotiledôneas e, claro, capim-arroz e outras gramíneas. A FMC informa que o princípio ativo proporcionou efeito residual de mais de 50 dias contra algumas plantas daninhas.

O tetflupirolimet pertence à classe de herbicida de anilidos de aril pirrolidinona (HRAC 28). Há relatos sobre testes nas culturas de cana-de-açúcar, milho, trigo e soja.

A FMC informa esperar retorno econômico entre US$ 300 a 400 milhões no período que chama de pico de vendas potencial do produto.

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