El Niño já afeta clima nas áreas produtoras de milho
No Paraná, o impacto do fenômeno climático pode afetar a produtividade das regiões leste e central do estado
A Syngenta Crop Protection informou sobre lançamento de produto com a marca comercial Equento. Será usado em tratamento de sementes. O princípio ativo em questão é o isocycloseram, já lançado no Brasil sob a marca comercial plinazolin.
De acordo com informações da empresa, o produto ameniza o aumento da resistência a insetos, ao mesmo tempo em que oferece controle de ampla variedade de pragas do solo. Esse tratamento de sementes pode ser aplicado em várias culturas, incluindo cereais e canola.
Também conforme o comunicado da empresa, esse tratamento de sementes é eficaz em doses baixas e não é facilmente solúvel ou móvel no solo. É eficaz mesmo em baixas temperaturas do solo, controlando as pragas que ingerem ou entram em contato com a planta e reduzindo as populações de pragas no solo.
A Syngenta fará o lançamento global de Equento na Austrália ainda este ano. Espera-se mais registros em outros mercados.
A marca Equento está atualmente registrada em: Argélia; Australia; Canadá; Cazaquistão; China; Egito; Estados Unidos; Federação Russa; Marrocos; México; e Ucrânia.
Veja também: Anvisa aprova novos produtos a base de isocicloseram.
Plinazolin é apenas uma marca comercial. A molécula chama-se isocycloseram (isocicloseram; CAS 2061933-85-3) e pertence ao grupo das isoxazolinas (isoxazoline). Consiste em inseticida e acaricida com ação contra espécies de lepidópteros, hemípteros, coleópteros, tisanópteros e dípteros.
Conforme informações internas da Syngenta:
"O isocycloseram tem como alvo seletivo o receptor Rdl GABA de invertebrado em um local distinto para fenilpirazóis (fiproles) e organoclorados. A mutação de resistência ao ciclodieno amplamente distribuída, A301S, não afeta a sensibilidade ao isocicloseram, seja in vitro ou in vivo, demonstrando a adequação do isocilsoseram para controlar infestações de pragas com este mecanismo de resistência.
Estudos detalhados demonstraram que os sítios de ligação relevantes para a atividade inseticida de avermectinas e isocicloseram são distintos. O isocicloseram demonstrou competir pela ligação com inseticidas metadiamida relacionados à broflanilida.
Além disso, uma mutação G335M no terceiro domínio transmembranar do receptor Rdl GABA prejudicou a capacidade do isocicloseram e das metadiamidas de bloquear a resposta mediada pelo GABA. Como tal, o Comitê de Ação de Resistência a Inseticidas (IRAC) classificou o isocicloseram no Grupo 30 'Moduladores alostéricos de canal de cloreto com controle GABA'”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
No Paraná, o impacto do fenômeno climático pode afetar a produtividade das regiões leste e central do estado
Evento reuniu agricultores, prestadores de serviço em aviação agrícola, profissionais de ciências agrárias, meliponicultores e apicultores, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio