Anvisa aprova novos produtos a base de isocicloseram

A comercialização dos pesticidas depende ainda de registro no Ministério da Agricultura

05.06.2023 | 16:41 (UTC -3)
Cultivar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou atos de avaliação toxicológica para fins de registro de diversas marcas comerciais da Syngenta. Todas com o princípio ativo isocicloseram, que recebeu da empresa a marca comercial plinazolin.

A comercialização dos pesticidas depende ainda de registro no Ministério da Agricultura.

Veja a lista dos produtos, com seus princípios ativos e indicações de uso pretendidas:

• Acomple (isocycloseram) - algodão, amendoim, aveia, cana-de-açúcar, centeio, cevada, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja, sorgo, trigo e triticale;

• Aktzon (isocycloseram) - algodão, amendoim, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja e sorgo.

• Atexzo ANT-F (isocycloseram) - controle de formigas cortadeiras.

• Duxis (isocycloseram; lambda-cialotrina) - cana-de-açúcar.

• Fensorax (isocycloseram) - amendoim, aveia, centeio, ervilha, feijão, feijões, grão-de-bico, lentilha, milho, milheto, soja, sorgo, trigo e triticale.

• Frondeo (isocicloseram) - cana-de-açúcar.

• Implash (isocycloseram) - cana-de-açúcar.

• Incipio (lsocicloseram) - abóbora. abobrinha, alho. berinjela. batata. café, cebola, chuchu. Citros, jiló, melão, melancia, pepino, pimentão, pimenta, quiabo e tomate. Marca comercial alterada para Joiner.

• Konik (benzoato de emamectina; isocicloseram) - batata e tomate.

• Longgor (benzoato de emamectina; isocicloseram) - batata e tomate.

• Pligeos (isocycloseram) - abóbora, abobrinha, alho, batata, berinjela, café, cebola, chuchu, citros, jiló, melancia, melão, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e tomate.

• Verdavis (isocicloseram; lambda-cialotrina) - amendoim, aveia, centeio, ervilha, feijão, feijões (feijão-mungo, feijão-fava, feijão caupi e demais espécies), grão-de-bico, lentilha, milheto, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.

• Vulter (benzoato de emamectina; isocicloseram) - algodão, alho, amendoim, aveia, cana-de-açúcar, centeio, cevada, ervilha, feijão, feijões (feijão-mungo, feijão-fava, feijão caupi e demais espécies), grão de bico, lentilha, milheto, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.

Mais informações sobre o isocicloseram podem ser obtidas aqui.

Saiba mais sobre o benzoato de emamectina (emamectin benzoate)

Benzoato de emamectina: (emamectin benzoate; CAS 155569-91-8) é um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas). A emamectina é um derivado da abamectina, uma lactona macrocíclica de 16 membros produzida pela fermentação da actinomiceta do solo Streptomyces avermitilis. É geralmente preparado como sal com ácido benzóico (emamectin benzoate). A substância atua especificamente nos canais de cloro controlados pelo neurotransmissor glutamato, um elemento químico fundamental na transmissão de sinais no sistema nervoso dos insetos. A emamectina, componente principal do benzoato de emamectina, liga-se a estes canais, causando um aumento na liberação de íons de cloro. Este influxo excessivo de cloro provoca uma hiperpolarização dos neurônios, o que interfere na capacidade do inseto de controlar a transmissão de sinais elétricos através do seu sistema nervoso. Como resultado, os insetos expostos ao benzoato de emamectina sofrem de paralisia e morrem rapidamente. O produto foi patenteado em 2001 e desenvolvido como pesticida pela Merck & Co.

Saiba mais sobre o lambda-cialotrina (lambda-cyhalothrin)

Lambda-cialotrina (lambda-cyhalothrin, CAS 91465-08-6) é um inseticida piretroide que permite o controle de uma ampla variedade de pragas. Como os demais piretroides, imita as propriedades das piretrinas naturais. O composto foi desenvolvido na década de 1970 e lançado comercialmente em 1985. A lambda-cialotrina atua no sistema nervoso dos insetos. Interferindo na atividade dos canais de sódio nas células nervosas. Esses canais são responsáveis pela geração e condução de impulsos elétricos que permitem a comunicação entre as células nervosas. Em um funcionamento normal, após um impulso elétrico, os canais de sódio fecham-se rapidamente, restringindo a entrada de íons de sódio na célula nervosa e permitindo que a célula "resete" e prepare-se para o próximo impulso. No entanto, quando a lambda-cialotrina se liga a esses canais de sódio, eles não conseguem fechar corretamente. Como resultado, os íons de sódio continuam a entrar na célula nervosa, levando a uma superexcitação do sistema nervoso do inseto. Isso pode levar a uma paralisia e, eventualmente, à morte.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro