Telemetria: conectividade das máquinas e gestão de dados
Por Leandro Pieper Mota, Ângelo Vieira dos Reis, Fabrício Ardais Medeiros e Mauro Fernando Ferreira (NIMeq/Faem/UFPel)
Você que já teve contato com trabalho agrícola em especial com a utilização de tratores, ou que procurou o melhor trator para adquirir já deve ter ouvido falar em Reserva de Torque. Afinal, o que é reserva de torque? Por que ela é tão importante para a escolha de um trator?
No catálogo dos fabricantes de tratores, cada modelo vem especificado suas características como por exemplo potência, torque, rotação e reserva de torque, mas afinal, o que é esta tal reserva?
Reserva de torque é uma característica presente e importante principalmente em tratores agrícolas. Ela representa a “elasticidade” do motor em uma operação de trabalho na qual o motor perde rotação em um esforço adicional, porém, o recupera através da elevação do torque do motor. A grosso modo, quando o motor começa a perder rotação em seu trabalho, o torque do mesmo aumenta até um limite na qual chamamos de torque máximo e por fim o governador (mecânico ou eletrônico) trabalha em débito máximo.
Não é uma regra, mas normalmente em operações de trabalho pesado, é recomendado que o trator trabalhe em rotação nominal, próximo da rotação máxima para ser mais prático, neste ponto encontra-se a potência máxima, porém não o torque máximo, como é possível ver no gráfico de curva de motor abaixo:
Numericamente falando a reserva de torque representa uma relação de torques, melhor dizendo, representa em valores percentuais, a elevação de torque a partir do torque na potência máxima até o torque máximo, é nesta faixa de rotação que realizamos quase todas a operações agrícolas.
A reserva de torque pode ser calculada através da seguinte equação:
Você já ouviu falar em dinamômetro? Existe um modelo em especial utilizada para levantar curvas de torque e potência de tratores a partir da tomada de força do trator. Ela nada mais é do que um freio dinamométrico instrumentado que freia o motor indiretamente através da tomada de força, obtendo dados de torque e rotação, a potência fica por conta do produto destes dois fatores.
A fundamentação teórica é baseada no Freio de Prony, conforme o esquema a seguir:
A cinta freia o eixo de raio “r” (volante do motor ou tomada de fora do trator) e resultando no esforço ao braço apoiado sobre a balança gerando uma força resultante “F”, a leitura da rotação é obtida por um sensor indutivo a partir de então o programa pode calcular torque, rotação, potência e ainda plotar as curvas.
Atualmente os dinamômetros mais modernos possuem sistemas de freios hidráulicos e embreagens com sistema de arrefecimento à água e sistemas eletrônicos de coleta de dados que entregam com mais confiabilidade os dados da curva do motor.
Por Marcos Okuno (Universidade Estadual de Campinas)
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