Escolha e utilização de bioinsumos em culturas de inverno

Por Thomas Newton Martin, Anderson Cesar Ramos Marques, Edgar Salis Brasil Neto, Fernando Sintra Fulaneti, Janaina de Fatima Spanevello e Laís de Paula Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria); Rosana Taschetto Vey (Inocular Soluções Agrícolas); Tânia Maria Bayer da Silva (Sociedade Educacional Três de Maio); Vitor Sauzem Rumpel e Yago Muller Alves (Universidade Federal de Santa Maria)

26.01.2024 | 10:40 (UTC -3)

A utilização de micro-organismos atuantes na promoção de crescimento, fixação de nitrogênio, solubilização de nutrientes e controle de pragas e doenças é mais uma contribuição da microbiologia para a agricultura. As pesquisas nessa área crescem exponencialmente, gerando registros, patentes e produtos utilizados em vários setores, principalmente na agricultura.

[…]

Considerando as culturas de inverno (com foco em trigo, cevada, aveia e ervilhaca), estão sendo apresentados micro-organismos capazes de auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão para resolução dos problemas mais comuns das culturas. Destaca-se que a concentração do micro-organismo, a viabilidade e o manejo de aplicação dos mesmos também são fundamentais para sua efetiva ação nas plantas.

[…]

Atualmente, há uma grande diversidade de bioinsumos disponíveis para auxiliar o agricultor, seja pela produção on farm ou comercialmente pelas indústrias. Essa diversidade causa uma pressão sobre os produtores que, inicialmente, devem saber o problema que querem resolver. A partir disso, deve-se escolher os micro-organismos e suas cepas de forma adequada, com base em critérios científicos e características que garantam a qualidade dos produtos como concentração, validade e metodologia de aplicação.

Por Thomas Newton MartinAnderson Cesar Ramos MarquesEdgar Salis Brasil NetoFernando Sintra FulanetiJanaina de Fatima Spanevello e Laís de Paula Ribeiro (Universidade Federal de Santa Maria); Rosana Taschetto Vey (Inocular Soluções Agrícolas); Tânia Maria Bayer da Silva (Sociedade Educacional Três de Maio); Vitor Sauzem Rumpel e Yago Muller Alves (Universidade Federal de Santa Maria). Publicado na edição 295 da Revista Cultivar Grandes Culturas

* * *
Conteúdo Restrito.
Assine uma revista ou realize login em uma conta com acesso para visualizar.
Mosaic Fevereiro Marco 2024