Pulverização com assistência de ar e gotas carregadas eletricamente contra a mosca-branca

Por Gabriela Pelegrini, Felipe Feliz Rodrigues e Marcelo da Costa Ferreira, FCAV - Unesp

25.01.2024 | 07:59 (UTC -3)
Aplicação com assistência de ar e eletrostática aumenta a eficiência na entrega do produto no lugar correto
Aplicação com assistência de ar e eletrostática aumenta a eficiência na entrega do produto no lugar correto

[...]

Este texto aborda aspectos da tecnologia de aplicação na cultura da soja, visando oferecer os fundamentos do uso de pulverização com gotas carregadas eletricamente e assistência de ar no controle de mosca-branca.

[...]

Gotas pequenas, com menos de 100 µm, são eficazes para o controle fitossanitário, garantindo boa cobertura do alvo. Recomendadas para fungicidas e inseticidas de contato, essas gotas precisam de energia extra para alcançar efetivamente o alvo, pois são suscetíveis ao vento e à evaporação. A eletrificação das gotas finas e muito finas com carga adequada melhora seu movimento, incluindo contra a gravidade, e aumenta o depósito da calda, especialmente na face inferior das folhas. A pesquisa sobre gotas eletrificadas cresceu após o sucesso do pulverizador "Electrodyn" de Coffee em 1981 e atualmente é usada em uma variedade de equipamentos, incluindo pulverizadores semiestacionários, tracionados e automotrizes com barras equipadas com essa tecnologia, além de aeronaves agrícolas.

[...]

A tecnologia de pulverizadores assistidos por ar nas barras horizontais é empregada no tratamento fitossanitário de culturas perenes arbóreas desde a década de 1930 e em culturas anuais. Esses pulverizadores possuem ventiladores posicionados perto da seção central da barra e acima dos bicos de pulverização, para culturas anuais. No entanto, à medida que a distância entre o ventilador e a extremidade da barra aumenta, é necessário reduzir a seção do ducto para compensar a diminuição da velocidade do ar. Isso resulta na saída do ar em forma de "cortina de ar".

[...]

Por Gabriela PelegriniFelipe Feliz Rodrigues Marcelo da Costa Ferreira, FCAV - Unesp. Artigo publicado na edição 242 da Revista Cultivar Máquinas

* * *
Conteúdo Restrito.
Assine uma revista ou realize login em uma conta com acesso para visualizar.
Mosaic Fevereiro Marco 2024