O oídio, uma das principais doenças que afetam a cultura do meloeiro, ataca toda a parte aérea da planta, com especial predileção por folhas mais velhas. Seu manejo inclui medidas preventivas como o plantio de cultivares resistentes e pulverizações com fungicidas de contato, principalmente à base de enxofre, alternados com o uso de produtos sistêmicos.
Nem sempre ofertado na medida adequada pelas culturas utilizadas na alimentação humana, o zinco é um micronutriente vital. Em alface o uso da biofortificação agronômica tem se mostrado promissor para ajudar a preencher essa lacuna e auxiliar na melhoria da qualidade nutricional do alimento.
Responsável por intensa desfolha, queda dos frutos e morte progressiva das árvores afetadas, a leprose dos citros é uma enfermidade centenária, mas extremamente atual, que exige muito critério e atenção por parte dos técnicos e produtores.
Uso de diferentes substratos com proporções específicas se mostra alternativa viável para a produção de mudas de tomate. Emprego inclui materiais orgânicos, muitas vezes encontrados nas pequenas propriedades rurais e que podem ser aproveitados como fonte de produção sustentável.
Responsável por perdas de produtividade superiores a 70%, a traça-da-batata é uma praga que demanda monitoramento constante, inclusive no período de armazenamento da batata. Práticas culturais, controles químico e biológico, uso de feromônios e inimigos naturais estão entre as estratégias para manejar o inseto, que ocupa lugar entre os principais problemas enfrentados na cultura.
A rizoctoniose é um patógeno agressivo que na cultura da batata pode resultar em retardamento da emergência, presença de lesões castanho-avermelhadas em hastes jovens, enrolamento e pigmentação púrpura nas folhas, emissão de tubérculos aéreos, deformados e pequenos. Focar no manejo preventivo é o melhor caminho para lidar com este problema.
Que aspectos são importantes no momento de escolher o sistema de condução para videiras, de modo a privilegiar fatores como produtividade, desenvolvimento equilibrado das plantas e melhor relação entre produção e vigor.
A produção de vinhos finos de alto padrão exige cuidados rigorosos desde a escolha da terra até o armazenamento final do produto. Neste contexto, avaliamos como a mecanização e os tratores estão inseridos neste cenário dentro da Vinícola Miolo, uma das mais conceituadas e premiadas do Brasil.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Rua Sete de Setembro, 160
Centro, Pelotas | CEP 96015-300
+55 53 3028.2000 | 3028.2070
contato@grupocultivar.com
Copyright © 2018 GRUPO CULTIVAR todos os direitos reservados.