Workshop em soja reúne 260 participantes na Faem/UFPel

26.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gilvan Quevedo

Debater o manejo da soja em áreas de várzea, mais alagadas e com situação climática, de solo e de relevo diferenciada em relação a regiões tradicionais de cultivo da oleaginosa. Esse é um dos principais objetivos do II Workshop em Manejo Fitossanitário realizado pelo Departamento de Fitossanidade e Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Embrapa Clima Temperado. O evento se estende até esta quinta-feira (27) e reúne aproximadamente 260 pessoas entre estudantes, professores, produtores e outros profissionais do agronegócio.

Entre os temas abordados no Workshop estão problemas fitossanitários, contemplando manejo das principais doenças, insetos praga e plantas invasoras na cultura. “Foi feita uma pesquisa entre os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Agronomia e escolheram a soja, que tem se expandido com força total no Sul do Rio Grande do Sul”, explicou a professora da UFPel, Danielle Ribeiro de Barros, uma das coordenadoras do evento. No ano passado foi realizado Workshop semelhante, voltado para pequenos produtores de batata.

Um dos principais desafios do evento é levar ao produtor informações sobre a forma de manejar a soja em uma região com variáveis tão diversificadas. “Não adianta pensar o manejo de uma doença aqui da mesma forma recomendada para o Centro Oeste”, exemplificou Danielle.

Mauro Silveira Garcia

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro