Valeo Campinas ganha prêmio de conservação e reuso de água

28.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Valeo Campinas foi a vencedora, na categoria Grande Empresa, da 4ª edição do Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água. Instituído pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo em 2006, o prêmio tem o objetivo de incentivar as empresas a usar os recursos hídricos de modo racional e a difundir as boas práticas ambientais na sociedade.

O concurso reuniu programas de sucesso adotados por empresas dos segmentos alimentício, automotivo, autopeças, bebidas, cerâmico, eletrodoméstico, eletrônico, fármaco, metalúrgico, papel e celulose e petroquímico.

Jair Pontes, diretor de Recursos Humanos da Valeo Campinas, informou que o projeto de reuso de água nas fábricas de Campinas teve como ponto de partida a conscientização dos empregados em todos os níveis para a necessidade natural de respeito ao meio ambiente, na empresa, em suas residências e nas comunidades em que vivem, por intermédio do gerenciamento dos recursos hídricos. A prioridade foi unir esforços para o estabelecimento de ações que permitissem a redução do consumo e do descarte de efluentes para tornar a empresa um modelo em gerenciamento ambiental.

Entre as ações desenvolvidas, Pontes salientou a implementação de uma estação de tratamento para permitir o reuso da água em sanitários, lavagem de pisos e de embalagens industriais, irrigação de áreas verdes e outras necessidades da empresa. Esta operação de reuso da água resultou na eliminação do transporte diário, para abastecimento e descarte, referente a seis caminhões-tanque.

A operação mais complexa do projeto foi a instalação de um sofisticado processo de reuso do excesso de água tratada para resfriamento dos telhados dos edifícios. O sistema realiza aspersão controlada e forma uma fina película de água sobre o telhado, o que promove a troca de calor com o ambiente. A transferência da temperatura do telhado beneficia também o interior das fábricas e proporciona maior conforto térmico para os funcionários, a redução de energia elétrica e, também, de emissão de gás do sistema de ar-condicionado.

Outro destaque foi a introdução de um processo de recirculação de água no laboratório de testes de limpadores de parabrisa, em simulações de chuva, que exigem a movimentação ininterrupta das palhetas por ciclos que reproduzem utilização por mais de um ano, necessários para a validação dos produtos.

De acordo com Pontes, o programa proporcionou a redução de 50% do consumo de água, que equivalem a 3.600 m3 por mês; de 100% da descarga de efluentes, e de 90% da emissão de gases na atmosfera pela menor utilização de veículos para o transporte de água.

O Conjunto Industrial Valeo Campinas possui quatro unidades industriais, dedicadas à produção de limpadores de parabrisa, embreagens, sistemas elétricos (alternadores e motores de partida) e materiais de fricção.

Entre as 14 entidades que fizeram parte da comissão julgadora estão a Agência Nacional de Águas (ANA), Cetesb, CIRRA (Centro Internacional de Referência em Reuso de Água), Sabesp, WWF-Brasil, Senai, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas).

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - 11 5641-7407

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025