Organização dos setores garante sucesso no mercado internacional

27.04.2009 | 20:59 (UTC -3)

“Os desafios dos setores produtivos brasileiros são muitos, mas todos, sem exceção, passam pela organização. Só assim poderemos explorar milhares de mercados internacionais e gerar emprego, crescimento e renda”. A declaração é do diretor do Departamento de Promoção Internacional (DPI), da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Eduardo Sampaio, durante o 22º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx).

O evento, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acontece segunda e terça-feira (27 e 28/04) no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Aproximadamente mil pessoas entre universitários, empresários, produtores rurais e potenciais exportadores participam da rodada de palestras e debates.

Em 2008, o Brasil exportou US$ 72 bilhões em produtos agropecuários, dos quais 31% foram destinados a países da União Europeia. O estado de Minas Gerais aparece em 5º lugar entre os maiores exportadores do País, com US$ 5,9 bilhões. Café e leite são os principais produtos exportados pelas indústrias regionais. Já o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar do ranking, com US$ 15,7 bilhões.

“Para vender bem um produto fora do Brasil, é preciso conhecer os trâmites das exportações e os produtores rurais, principalmente os de pequeno e médio porte, precisam se unir e traçar estratégias mais ousadas”, conclui Sampaio ao informar que 11 missões comerciais estão programadas para visitar mais de 30 países, este ano, e negociar a abertura de novos mercados estrangeiros.

Jean Peverari

Mapa

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