Ações do GTC de prevenção de catástrofes naturais em SC
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa começa no Acre nesta sexta-feira (1º). Pecuaristas do estado devem vacinar 2.542.242 de bovinos e mais de três mil bubalinos, até o fim do mês. Em 2008, foram vacinados mais de 2,4 milhões de animais, na primeira etapa da campanha.
Ações de controle de qualidade junto às lojas agropecuárias e o acompanhamento da vacinação nas propriedades de risco serão realizados durante a primeira etapa da campanha de 2009. Além de uma parceria firmada com a prefeitura a fim de elevar a cobertura vacinal nos municípios mais isolados, como Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves e Jordão.
No Acre, o último foco de aftosa ocorreu em 1999. O estado, que fica na fronteira com a Bolívia, mantém o País longe da doença por meio das campanhas de imunização. “Hoje a vacinação é utilizada como uma barreira para evitar a disseminação da doença. É fundamental que mantenha uma cobertura vacinal elevada nesta faixa, bem como ajudar a melhorar a cobertura vacinal do lado boliviano”, disse a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Estado do Acre (Sedesa/SFA/AC), Maria Eva de Jesus. Em maio de 2008, foram vacinados 93,98% de todo o rebanho.
Declaração - Para ajudar no controle da doença, além de imunizar o rebanho, os produtores rurais também devem declarar a vacinação. Basta ir ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (IDAF/AC) até 15 de junho.
Fonte: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura