Syngenta espera que Adepidyn gere receita de US$ 8 bilhões em oito anos

A marca comercial refere-se à molécula pydiflumetofen, atualmente registrada em mais de 55 países

07.05.2024 | 09:10 (UTC -3)
Schubert Peter, Revista Cultivar

A Syngenta informou esperar que seus produtos à base de pydiflumetofen devam atingir vendas de US$ 8 bilhões em oito anos. A empresa utiliza a marca comercial Adepidyn para se referir à molécula. A manifestação da empresa ocorreu em contexto de recente aprovação do produto no Reino Unido, o que eleva para mais de 55 o número de países com acesso ao fungicida.

Segundo Ioana Tudor (na foto), "global head of marketing crop protection" da Syngenta, o produto ajuda a produzir de modo mais sustentável.

Conforme a Syngenta, pydiflumetofen (pidiflumetofen, CAS 1228284-64-7, Frac 7) tem registro para uso em mais de 100 culturas. Dentre os fungos que combate, pode-se citar: Cercospora zeae-maydis; Drechslera tritici-repentis; Giberella zeae; Phyllosticta citricarpa; Ramularia areola; Venturia inaequalis.

O pesticida faz parte do grupo dos inibidores de succinato desidrogenase (SDHI). Eles atuam interrompendo a respiração celular dos fungos. Fazem isso inibindo a enzima succinato desidrogenase, componente crucial da cadeia transportadora de elétrons nas mitocôndrias dos fungos. Sem essa enzima, os fungos não conseguem produzir energia suficiente para sobreviver e se multiplicar.

Os inibidores de SDHI se ligam à succinato desidrogenase e bloqueiam seu sítio ativo, impedindo que a enzima se ligue ao seu substrato, o succinato. Isso interrompe a cadeia transportadora de elétrons, levando a um acúmulo de toxinas e radicais livres dentro das células fúngicas. Essas toxinas danificam as membranas celulares e outros componentes essenciais, levando à morte das células fúngicas.

Outros exemplos de inibidores de SDHI: benodanil; benzovindiflupir; bixafem; carboxina; ciclobutrifluram; fluindapir; flutolanil; fluxapiroxade; furametpir; impirfluxam; isopirazam; mepronil; oxicarboxina; penflufem; pentiopirade; sedaxano.

No Brasil, a Syngenta oferta oito pesticidas contendo pidiflumetofen. Para informações específicas, basta clicar sobre o nome de cada um:

Adetus (pidiflumetofen + difenoconazol)

Creavis (pidiflumetofen)

Miravis (pidiflumetofen)

Miravis Duo (pidiflumetofen + difenoconazol)

Miravis Pro; Miravis Forte (protioconazol + pidiflumetofen)

Miravis Top (pidiflumetofen + difenoconazol)

Picatina Flora (pidiflumetofen + fludioxonil)

Simplar (pidiflumetofen) + difenoconazol)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro