Startup brasileira cria primeira cana-de-açúcar do país capaz de resistir a pragas e herbicidas

Primeiras mudas estarão disponíveis para o agricultor daqui a dois anos

04.05.2022 | 13:46 (UTC -3)
Andrea Braga
Primeiras mudas estarão disponíveis para o agricultor daqui a dois anos. - Foto: Divulgação
Primeiras mudas estarão disponíveis para o agricultor daqui a dois anos. - Foto: Divulgação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoiou desenvolvimento de uma solução tecnológica para agroindústria que promete revolucionar a área da engenharia genética. Trata-se da primeira cana-de-açúcar modificada geneticamente do país, capaz de resistir aos efeitos nocivos de pragas e herbicidas ao mesmo tempo.

A afirmação do pioneirismo é do agrônomo Paulo Cezar de Lucca, fundador da  PangeiaBiotech Pesquisa e Desenvolvimento, startup que existe desde 2015 e que idealizou a inovação. “Esse tipo de tecnologia e melhoramento de plantas já é uma realidade. Começou em  1996, nos Estados Unidos, com a soja, o algodão e o milho. Então, usamos a cana-de açúcar, planta tipicamente brasileira, e a tornamos 100% resistente a pragas e herbicidas ao mesmo tempo ”, explica Lucca.

A ideia é que a cana seja distribuída para o agricultor daqui a dois anos e servirá como matéria-prima para produção de etanol, açúcar e outros insumos.

Por enquanto, as plantações estão em período de teste e sendo analisadas em campos de Brasília, Goiás e São Paulo. A solução foi desenvolvida em parceria com uma Unidade EMBRAPII Embrapa Agroenergia. Foram investidos aproximadamente R$ 900 mil, sendo que a EMBRAPII aportou cerca de R$ 300 mil em recursos não reembolsáveis. A iniciativa também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

Apoio a Startups

A EMBRAPII conecta empresas e startups a centros de pesquisas de ponta com profissionais capacitados para ajudá-las a superar seus desafios tecnológicos. Além do suporte técnico, a organização disponibiliza recursos não reembolsáveis para o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).  Para startups e pequenos empreendedores, o aporte pode chegar até 50% do valor do projeto.

A EMBRAPII co-financia os projetos até a solução se mostrar tecnologicamente viável - na fase de protótipo. Com o objetivo de ajudar startups a colocar seu produto no mercado após o desenvolvimento tecnológico, a EMBRAPII oferece o modelo LAB2MKT, um apoio adicional que contempla uma fase importante para a viabilidade da inovação, também conhecida como Ciclo 2.  O modelo diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances de as startups provarem que seu modelo de negócio é viável economicamente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024