Stoller do Brasil lança o Send para tratamento de sementes on farm

Inédito, produto da tecnologia Agente S de produtos fisiológicos, o Send tratamento de semente on farm aumenta a eficiência de uso da água, do aporte de Nitrogênio e da fotossíntese, gerando plantas mais tolerantes e produtivas

03.05.2022 | 15:02 (UTC -3)
Élcio Ramos

Após seis anos de pesquisa e testes com resultados comprovados em mais de 350 campos demonstrativos no Brasil e no Paraguai, a Stoller acaba de lançar a solução Send para tratamento de semente on farm. Aprovado pelo Mapa, é resultado da tecnologia Agente S, que visa de forma inovadora entender como as plantas se comunicam, o produto chega ao produtor já na próxima safra, num momento importante da soja brasileira frente ao cenário mundial.

A empresa identificou a necessidade por meio de ações de consulta junto aos seus clientes, inserindo no planejamento de P&D o desafio de criar uma nova tecnologia de tratamento de sementes on farm, que somada a sua assistência e recomendações técnicas, proporciona eficiência e potencializa as ações nutricionais e fisiológicas, aumentando a estabilidade e segurança produtiva.

“Com o Send para o tratamento de semente on farm comprovamos um maior potencial fotossintético com plantas mais eficientes e tolerantes aos estresses abióticos, além de maior eficiência do uso da água, maior aporte de Nitrogênio e sistema radicular mais desenvolvido, resultando em lavouras de soja mais produtivas”, explica Stella Cato, diretora de P&D da Stoller.

No geral, o tratamento de sementes on farm com o Send consiste na aplicação da tecnologia que recobrem as sementes, formando uma camada de proteção com a dosagem ideal, de acordo com registro para a cultura. A aplicação é feita pelo próprio produtor, porém com o diferencial de uma ampla assistência técnica da Stoller. Líder em bioestimulantes com o Stimulate, a empresa desenvolveu a nova geração de produtos fisiológicos para potencializar justamente a utilização dos hormônios nas plantas.

O Send, quando aplicado no tratamento da semente, age com resultados nos dois processos mais importantes da planta: na Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) e na fotossíntese, substituindo produtos fisiológicos e a base de Cobalto e molibdênio no tratamento de semente on farm. Seu principal benefício é tornar as plantas mais eficientes e tolerantes aos estresses abióticos resultando em maior produtividade. É recomendada também a utilização do Stimulate via foliar como bioestimulante potencializando ainda mais os resultados ao longo do ciclo da soja.

Estudos realizados pela Embrapa atestam que no Brasil mais de 95% dos proprietários rurais optam pelo tratamento de sementes de soja, mostrando a importância do insumo no planejamento de lavouras país afora. Muito se deve a relevância da tecnologia, principalmente num momento de mudança nas condições climáticas, de escassez de água, entre outras intempéries que, somada ao bom retorno financeiro, torna o investimento relativamente baixo para o produtor frente ao das sementes, que representarem uma boa fatia do custo de produção. Portanto, torna-se necessário um cuidado extra com o tratamento de sementes. Feito de forma inadequada, pode afetar germinação e vigor das sementes, além de deixá-las desprotegidas contra patógenos e pragas de solo.

Teste mostra eficiência do Send para o tratamento de semente on farm, realizado em 350 propriedades rurais no Brasil e Paraguai. Em destaque: Itakyry, no alto Paraná, no Paraguai.
Teste mostra eficiência do Send para o tratamento de semente on farm, realizado em 350 propriedades rurais no Brasil e Paraguai. Em destaque: Itakyry, no alto Paraná, no Paraguai.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024