Contagem regressiva para a abertura da 14ª edição da AgroBrasília 2022

AgroBrasília retoma seu formato presencial, com a participação de 500 expositores, estimativa de público de 18 mil pessoas por dia e volume de negócios na casa dos três bilhões de reais, durante os cinco dias do evento

03.05.2022 | 15:05 (UTC -3)
Imprensa AgroBrasília
AgroBrasília retoma seu formato presencial, com a participação de 500 expositores, estimativa de público de 18 mil pessoas por dia e volume de negócios na casa dos três bilhões de reais, durante os cinco dias do evento. - Foto: Divulgação
AgroBrasília retoma seu formato presencial, com a participação de 500 expositores, estimativa de público de 18 mil pessoas por dia e volume de negócios na casa dos três bilhões de reais, durante os cinco dias do evento. - Foto: Divulgação

Após um hiato de dois anos sem contato direto entre produtores, público visitante e expositores, a AgroBrasília 2022 volta com força total para a alegria e sucesso ainda maior do setor produtivo rural do Planalto Central. O presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, lembra que a Feira, além de ser espaço para fechar negócios e ampliar conhecimento, cumpre a função de fortalecer a interação entre os vários segmentos do agro. Então, a nossa expectativa para a realização da Feira é a melhor

possível, ainda mais depois de dois anos sem o evento no formato tradicional”, afirma. Em 2020, a AgroBrasília foi integralmente digital e, em 2021, a organização optou pelo cancelamento, por causa da situação da pandemia no País.

No Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – palco da AgroBrasília – o produtor encontrará os melhores produtos, serviços e tecnologias em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa do agro. Tudo com a marca da inovação que a Feira sempre ofereceu e fiel ao objetivo de ser vitrine da riqueza e da diversidade da agricultura do Planalto Central.

A edição de 2022, reserva muitas novidades. Haverá, por exemplo, fórum sobre soja, seminário de vitivinicultura, seminário de mulheres do agro, iniciativas voltadas à pecuária.

O INOVAAGROBRASÍLIA também é destaque este ano. Com o objetivo de atrair empresários, estudantes e empreendedores com ideias inovadoras e colaborar para que elas virem negócios com potencial para soluções de problemas, a AgroBrasília, a Secretaria de Agricultura do DF, a Emater-DF e a Embrapa realizam o primeiro desafio de soluções tecnológicas (produtos, processos e serviços) inserido na programação da Feira, voltado para equipes e startups, cujo tema é Controle Biológico. A premissa é o combate a pragas agrícolas e a insetos transmissores de doenças por meio do emprego de inimigos naturais, que podem ser outros insetos ou micro-organismos, como fungos, vírus e bactérias.

Outro destaque da AgroBrasília é a divulgação da Competição de Cultivares que completa 12 anos de prova em 2022. É o momento em que os agricultores têm a oportunidade de avaliar o potencial produtivo das sementes, além de observar a qualidade de desenvolvimento da raiz e a variedade genética, auxiliando na tomada de decisões para as próximas safras. São 14 empresas na disputa.

Este ano, estão previstos 12 circuitos nos 50 mil m2 destinados agricultores familiares. São pontos demonstrativos com as tecnologias direcionadas ao segmento. Caravanas de outros regiões do país também são esperadas para o circuito da Agricultura Familiar da Feira.

Na AgroBrasília, o público – produtores, alunos, pesquisadores, técnicos de assistência ao campoterão a oportunidade de entrar em contato com a vitrine tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), conhecendo ou atualizando sobre o tema. No Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, a área de ILPF é considerada uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) em ILPF do Centro-Oeste do País. Na edição de 2022, os visitantes podem participar do tradicional Dia de Campo, marcado para o dia 20 de maio, e, nos outros dias da AgroBrasília, conhecer o sistema por meio do Circuito Tecnológico de ILPF.

Segundo Ronaldo Triacca, praticamente todos os espaços da Feira já foram comercializados e espera que esta edição bata os recordes de negócios e de público. “Produtores, consultores, estudantes, empresários rurais, enfim, todos os que estão com saudade das feiras do agro, estão convidados a marcar presença na AgroBrasília2022. O que também vai contribuir para uma Feira com novos recordes é o preço atual das commodities, que gera maior renda ao produtor e o incentiva a investir ainda mais na atividade. O resultado é que a retomada das feiras vai impulsionar o setor ainda mais”, avalia.

Acesso facilitado

A Feira acontece de 17 a 21 de maio e ocorre numa das mais importantes regiões rurais do Distrito Federal, o PAD-DF. Com 500 mil m², o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, que sedia a AgroBrasília, fica no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG. Tem acesso facilitado, boa localização, a cerca de uma hora do Plano Piloto. Também tem à disposição, ao lado do Parque, pista de pouso homologada pela ANAC.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024