Laboratório de Fitopatologia da TMG é inaugurado em Cambé (PR)

Com alto investimento, o novo ambiente reforça a garantia na qualidade dos produtos para manter a excelência no atendimento de seus clientes e parceiros

03.05.2022 | 15:59 (UTC -3)
Lara Castelo Branco

A TMG - Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas de algodão, soja e milho, inaugura o Laboratório de Fitopatologia em sua sede, na cidade de Cambé (PR). Com investimento de R$ 400 mil em estrutura e equipamentos, o novo Laboratório foi construído conforme a Metodologia Lean, onde o fluxo de produção prioriza o essencial. Dessa forma, os processos são otimizados e se economiza tempo e recursos ao descartar os excessos. O resultado é um produto desenvolvido de forma mais rápida, eficiente e com maior valor agregado. “Para atender um mercado cada vez mais exigente, crescente e dinâmico, o novo laboratório é equipado com o que há de melhor para garantir a qualidade das análises sanitárias e fenotipagens de soja, algodão e milho. O novo espaço agrega ainda mais à área de P&D da empresa”, reforça Heitor Dias, Coordenador de Pesquisa na TMG.

Em uma área de 113 m² e com um time de quase dez profissionais, o laboratório trabalha com patógenos fúngicos, oomicetos, bactérias e vírus e é destinado à produção destes inóculos para a realização de testes fenotípicos das principais doenças foliares, haste/colmo e raiz para soja, algodão e, mais recentemente, milho. Com isso, é possível caracterizar os materiais em relação à reação de resistência às doenças, informações que são necessárias para registro e proteção de cultivares junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Esse tipo de caracterização também é base para o desenvolvimento e confirmação de marcadores moleculares, ferramenta que contribui para o processo acelerado e assertivo no desenvolvimento de novas cultivares. Além disso, contribuímos como suporte técnico para a equipe de pesquisa e área comercial no diagnóstico de doenças encontradas no campo”, explica Dias.

O aumento na capacidade de produção de inóculos para ampliação de testes fenotípicos, a possibilidade de desenvolvimento e ajustes de novas metodologias para caracterização de linhagens e classificação de cultivares com relação às doenças e a eficiência de processos são alguns dos benefícios que o novo espaço trouxe para a equipe de pesquisa. “O aumento no espaço de trabalho e organização das etapas do processo na estrutura física vão gerar processos mais eficientes, menos desperdício e conseguiremos entregar resultados ainda mais assertivos para nossos clientes”, diz o coordenador.

Marcella Sousa, Patologista de Plantas que atua diretamente na instalação inaugurada, reforça a importância dos investimentos realizados no laboratório no suporte direcionado para produtores. “Aliado ao alto teto produtivo entregue por nossas cultivares, os atributos de resistência às principais doenças e nematoides são foco de nosso trabalho. O novo laboratório de fitopatologia reforça este comprometimento da TMG com o produtor brasileiro”, diz Sousa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024