SOP fiscaliza propriedades beneficiadas com recursos para a estiagem na região de Passo Fundo/RS

25.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lucas de Oliveira

A Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), por meio da 7ª Coordenadoria de Regional de Obras Públicas (CRO), já investiu quase R$ 1 milhão, na área de Passo Fundo/RS, em ações de combate à estiagem. Técnicos da CRO já vistoriaram 476 propriedades, já beneficiadas com as medidas. "Começamos a fiscalização em abril. Um levantamento fotográfico das máquinas e equipamentos que estavam sendo utilizados foi realizado", informou o agrônomo da SOP, Cesar Luiz Farias.

Os recursos foram aplicados em programas emergenciais como: implantação e extensão de redes de abastecimento de água, recuperação de poços artesianos, perfuração de poços tubulares profundos e instalação de Sistema Simplificado de Abastecimento (SAS); e locação de patrulhas agrícolas para desassoreamentos e construção de açudes.

Farias explicou que um cronograma de visitas para acompanhar o andamento dos trabalhos está em execução. "Geralmente a vistoria é realizada a cada dois dias, durante as 180 horas trabalhadas", disse. Segundo Farias, o maior benefício para estas 500 famílias atendidas será o acesso à água. "Os serviços já beneficiaram cerca de 3 mil pessoas", afirmou.

O secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, considera o serviço de vistoria fundamental para uma ação eficaz. "Nossos técnicos estão espalhados pelo Estado com o propósito de atender às demandas municipais. Os efeitos da estiagem merecem uma atenção especial e, por isso, há esta necessidade de uma fiscalização bem estruturada", concluiu.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025