Arvus integra computador de bordo e piloto automático com foco no setor sucroenergético
Fruticultores de Vila Nova do Sul/RS, na Região Central do Rio Grande do Sul, querem facilitar a relação com os mercados compradores, superando a dificuldade da cadeia produtiva para comercializar seus produtos. O assunto será debatido nesta quarta-feira (25), a partir das 8h30min, durante o Seminário de Fruticultura, com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar que orienta produtores rurais para a plataforma de comercialização instalada nas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), Valtair Niemeier. A palestra sobre mercado e comercialização inicia-se às 11h.
"O produtor tem que ficar atento aos investimentos que envolvem os processos de embalagem, rotulagem, apresentação e observância da sazonalidade dos produtos", diz Niemeier.
O seminário, promovido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura local, também tratará sobre a importância da fruticultura como geração de renda nas pequenas propriedades rurais, às 9h, com o professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Diniz Fronza. A cultura da nogueira também ganha espaço no debate através da explanação do empresário da Divinut Indústria de Nozes Ltda, de Cachoeira do Sul, às 10h15.
À tarde, os fruticultores participarão de Dia de Campo na propriedade do agricultor Flávio Zorzi sobre a cultura do pêssego e da videira. Já a cultura da nogueira será abordada na propriedade de Jair Rocha Oliveira. No encerramento, às 16h30, haverá degustação de produtos à base de frutas produzidos por agricultoras locais.
Vila Nova do Sul/RS tem representatividade regional na produção de pêssego, maçã, uva e noz-pecã. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a produtividade da cultura do pêssego é de 10 toneladas por hectare, ocupando uma área total de 14 hectares, com a atuação de sete produtores locais. A maçã, com dois produtores, ocupa dois hectares e tem produtividade média de 12 toneladas/ha. A cultura da uva possui cinco produtores e ocupa área de 6,5 hectares. A maior cultura é a da nogueira, com 23 hectares ainda em produção e dois produtores.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura