Encontro discute produção integrada de citros
O município de São Carlos/SP terá um espaço para a coordenação e disseminação de informações científicas na área de energia. O Memorando de Entendimento que criará a Cidade da Bioenergia foi assinado quinta-feira (20/11), em São Paulo/SP, pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A parceria conta, ainda, com a prefeitura de São Carlos.
“Este projeto faz parte de um conjunto medidas que o Brasil já adota nessa área e será mais um passo para a liderança, que o País já possui, em tecnologia voltada à agricultura tropical”, destacou Stephanes. A idéia, segundo o ministro da Agricultura, é que a Cidade da Bioenergia seja referência em tecnologia integrada à cadeia de produção.
“Será a maior concentração de cientistas, que desenvolverão novas formas de pesquisa, por exemplo, a nanotecnologia aplicada à área agrícola”, prevê. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos.
Laboratório - De acordo com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, o projeto deverá ser iniciado em 2009, com inauguração estimada para o início de 2010. Para completar o projeto, Crestana acredita que, n o início do próximo ano, será oficialmente inaugurado o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio, também localizado em São Carlos.
A instituição é fruto de parceria da Emprapa e do Ministério da Ciência e Tecnologia. “O laborartório abrange desde a linha de pesquisa em biomassa, passando pelo desenvolvimento de novos materiais, como sensores, até a segunda geração de biocombustíveis”, adiantou Crestana.
Fonte: www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura