Brasil e Indonésia estudam acordo de cooperação técnica

20.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Pesquisas desenvolvidas pela Embrapa em áreas como a soja e etanol foram apresentadas ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyno, na última quarta-feira (19), em Brasília. A visita também deverá subsidiar acordo, a ser assinado entre a empresa e a Indonesian Agency for Agricultural Research and Development (IAARD), para intercâmbio de informação e documentos técnico-científicos, pesquisadores, peritos e treinandos, projetos de cooperação técnica e ainda outros meios similares a serem acordados.

Pesquisadores mostraram ao presidente o histórico da expansão da soja no cerrado a partir da criação da Embrapa, enfatizando o potencial do Brasil para o biocombustível. A expansão ocorreu, primeiramente, por meio da política de incentivo à produção de etanol na década de 70 e, recentemente, com a implantação do Plano Nacional de Agroenergia, que diversificou as opções de matérias-primas para a elaboração de biodiesel.

Intercâmbio - A Indonésia, em parceria com a Malásia, produz atualmente 80% de todo óleo dendê do mundo, sendo que, já se utiliza o Diesel B5, isto é, diesel com 5% de biodiesel de óleo de palma ou dendê. “Da nossa parte, temos conhecimento e tecnologia em etanol. Daí o interesse deles pelo tema. Em termos de alimentação, a soja é um produto essencial na dieta da população da Indonésia e eles querem aprender com a nossa experiência de pesquisa e desenvolvimento nessa área”, explicou Esdras Sundfekd, da Embrapa Agroenergia.

, com informações da Embrapa

Mais informações: www.agricultura.gov.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024