Estratégias para aumentar exportação serão debatidas no Maranhão

20.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Promover a integração dos produtores rurais para aumentar a capacidade de exportação do Maranhão é o principal objetivo do 20º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que será realizado, nesta segunda-feira (24), a partir das 8h30, no Centro de Convenções, em São Luís/MA. O evento será composto por dez palestras, debates e apresentação de casos de sucesso de produtores locais que têm relação comercial com outros países.

A palestra de abertura, que será proferida pelo diretor do departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio, vai abordar os desafios e oportunidades das exportações do agronegócio.

Para a assessora do Núcleo de Integração para Exportação (Niex), Paula Abreu, que participará do encontro, a idéia é explicar, passo-a-passo, como os produtores do Maranhão podem se organizar para exportar mais e obter maior lucro. Especialistas no assunto vão mostrar quais são as melhores alternativas para elevar os índices de exportação no estado.

O Agroex também vai permitir a discussão sobre a valorização dos produtos agropecuários com uso da Indicação Geográfica (certificação de reconhecimento das características geográficas de onde foi produzido) e sobre a importância dos produtos sustentáveis da agricultura para a Amazônia. Será debatida também a disponibilidade de linhas e programas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Maranhão - De janeiro a outubro deste ano, os produtores maranhenses exportaram mais de US$ 350 milhões em produtos do agronegócio, registrando um aumento de 47,6% com relação ao mesmo período do ano passado. Os principais produtos exportados, até setembro deste ano, foram a soja, que registrou 613 mil toneladas em vendas externas, hortícolas e leguminosas, com nove mil toneladas e produtos florestais, com cinco mil toneladas vendidas ao exterior. Ao todo, essas exportações resultaram em mais de US$ 282 milhões.

Cristiane Araujo,

Mapa

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024