Lavouras gaúchas se recuperam após temporais
A Empresa Embrapa e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcoleiro (Ridesa) assinam parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), nesta terça-feira (26/01), na sede da Embrapa.
Essa iniciativa busca fortalecer o desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro, em particular, as atividades de ciência e tecnologia agrícola e industrial para a produção de açúcar, etanol e derivados da cana-de-açúcar.
Desde 2004, a Embrapa desenvolve intensa agenda de pesquisa em cana-de-açúcar. A medida abrange as áreas como fixação biológica de nitrogênio, biotecnologia aplicada à transformação genética, zoneamento agroecológico e manejo da cana-de-açúcar sob condições irrigadas.
Um dos objetivos da cooperação firmada entre Embrapa e Ridesa é fortalecer a pesquisa em áreas agrícolas que limitam a produção. Entre os temas previstos estão a identificação de genes que controlam a tolerância a estresses hídricos, temperaturas elevadas, pragas e enfermidades, como a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar.
Sophia Gebrim,
Mapa, com informações da Embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura