Manejo Integrado de Pragas garante sustentabilidade das lavouras de soja

22.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

De acordo com a Embrapa Soja, a realização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a única solução viável para a sustentabilidade desta cultura, uma vez que nos últimos anos as aplicações de inseticidas para controle de pragas alcançaram os mesmos patamares do que se usava na década de 70.

"As lagartas são as principais pragas da soja e, além das espécies habituais desta cultura, verificamos nos últimos três anos que algumas outras, como a lagarta da maçã do algodoeiro, têm mudado os hábitos e migrado para a soja. Isto se deve, em parte, ao desequilíbrio causado pelo uso indiscriminado de inseticidas", afirma a pesquisadora Jurema Rates, professora da Universidade de Rio Verde (Fesurv), de Goiás.

O MIP - plano de medidas para o controle de pragas que se apoia em diversos mecanismos, inclusive na utilização otimizada de recursos biológicos e de produtos fitossanitários - deve ser feito desde o início da safra, com vistorias constantes na lavoura e o monitoramento da população de pragas.

Outro procedimento que integra o MIP é a utilização de um regulador do crescimento (fisiológico) antes do fechamento das entrelinhas da soja, que por ser mais amigável ao meio ambiente, preserva a população de inimigos naturais.

"O lançamento de Belt, em 2009, revolucionou o manejo de lagartas de difícil controle, pois é um produto inovador de alta performance, com maior período de atuação e seletivo para inimigos naturais e polinizadores. Portanto, é uma excelente ferramenta para o MIP. O uso correto de Belt contribui para que a lavoura esteja protegida da principal praga que atinge a cultura da soja", diz Sérgio Catalano, gerente de produto Inseticida da Bayer CropScience.

Caso o agricultor perceba a infestação tardiamente, deve tomar algumas medidas, como fazer uma avaliação para saber a espécie, o tamanho e a população de lagartas na plantação. Isso é fundamental para escolher um inseticida que vá solucionar o problema. Também é importante ressaltar a tecnologia da aplicação, pois caso não seja feita de maneira correta pode não ser eficaz.

Fonte e informações adicionais: Bayer CropScience -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro