Mapa apresenta proposta para novo Sisbov
Em ano como os de El Niño, a brusone pode causar perdas significativas na cultura do arroz, como explica Gustavo Daltrozo Funck, pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA).
"Este é um ano atípico e pode aumentar a incidência da doença nas lavouras de arroz. As chuvas intensas e o tempo nublado, causados pelo fenômeno climático El Niño, são fatores que favorecem o aparecimento de algumas doenças, sendo a principal delas a brusone", afirma o engenheiro agrônomo.
A doença é causada pelo fungo 'Pyricularia grisea' e ocorre desde o estágio de plântula até a fase de maturação das plantas . Afeta as folhas e as panículas, com a formação de pequenas lesões de coloração marrom. Algumas medidas podem ajudar o orizicultor a evitar o aparecimento da doença, entre elas a semeadura na época recomendada (entre setembro e outubro), o uso de sementes certificadas e de cultivares resistentes; a adubação equilibrada e o manejo de plantas daninhas e da água de irrigação; e finalmente o uso preventivo de fungicidas.
"A aplicação de fungicidas deve ser feita no final da fase de emborrachamento (R2), pois nesta fase as panículas ficarão protegidas devido ao efeito residual do produto. Caso a doença já esteja instalada, a recomendação também é o uso de fungicida, que vai estabilizar o avanço da mesma", diz Funck.
Gilberto Bortoluzzi, produtor que cultiva 160 hectares de arroz em São Pedro do Sul/RS, está tranquilo em relação à possível epidemia de brusone. "Há duas safras utilizo o fungicida Nativo, que atende perfeitamente às minhas expectativas, com desempenho muito bom. Durante o período de uso, não tive nenhum problema de incidência de doenças e para esta safra também apliquei preventivamente", diz.
O fungicida Nativo é composto por uma combinação de dois importantes ingredientes ativos, de grupos químicos diferentes que se completam. Segundo a empresa fabricanete, Nativo amplia a proteção de toda a planta do arroz, graças ao seu amplo espectro de controle, excelente ação preventiva contra as doenças e efeito residual (permanece mais tempo nas plantas, o que possibilita maior período de proteção). Nativo é uma solução completa e referência para o complexo de doenças do arroz, desde a brusone até as manchas foliares, estas últimas de difícil controle e que causam danos severos.
"Estamos sempre atentos às tendências das doenças e alertar os produtores de arroz sobre esta possível epidemia da brusone é um dos nossos grandes objetivos neste momento. Estamos certos de que os produtores que utilizarem corretamente o produto, seguindo as recomendações adequadas, poderão manejar a doença de forma adequada e, assim, obter resultados superiores", afirma Mário Rissi, gerente da cultura arroz da Bayer CropScience para a região Sul.
Fonte: Bayer CropScience -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura