Milho ultrapassa 55% da área prevista para safra 2023-24 no RS

As lavouras estão predominantemente na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo

28.09.2023 | 17:43 (UTC -3)
Adriane Bertoglio Rodrigues, edição Cultivar
Foto: José Schafer
Foto: José Schafer

A área semeada com milho no Rio Grande do Sul alcançou 55% da projeção de cultivo para a safra 2023-24, que é de 817.521 hectares. As lavouras encontram-se predominantemente na fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo. De acordo com a Emater-RS, as regiões Oeste, Noroeste e Norte do estado estão próximas de concluir a semeadura. No entanto, nas regiões Sul, Central e Nordeste, o progresso do plantio foi prejudicado pelas chuvas, que ocasionaram encharcamento e excesso de umidade no solo. Essas condições inviabilizaram o trânsito de maquinário agrícola e, em alguns casos, afetaram de forma negativa a germinação das sementes.

Na região administrativa da Emater-RS de Ijuí, as lavouras de milho estabelecidas apresentam excelente desenvolvimento, com emissão rápida de novas folhas e crescimento vigoroso do colmo. Houve aumento da taxa de crescimento em função dos dias mais quentes. A umidade de solo adequada permitiu que os produtores realizassem a distribuição da adubação nitrogenada em cobertura. A maioria dos produtores opta pelo parcelamento, em duas vezes, da dose recomendada em cobertura: a primeira quando o milho está no estádio V3, e a segunda em V6. Houve diminuição da incidência de cigarrinha-do-milho, confirmada pela redução de captura do inseto nas armadilhas de monitoramento. A associação do controle convencional com produtos biológicos apresentou melhores resultados.

Fases da cultura do milho no RS em 28-09-2023
Fases da cultura do milho no RS em 28-09-2023

No milho para silagem estima-se que cerca de 30% da área destinada ao corte de plantas inteiras para ensilagem já tenha sido plantada. A evolução varia entre as regiões, sendo mais significativa no Norte, próximo a 90%, e menos expressiva no Nordeste, apenas 3%. Nas regiões administrativas da Emater-RS de Erechim e Frederico Westphalen, as lavouras apresentam estande adequado e bom desenvolvimento, em decorrência das melhores condições climáticas no seu estabelecimento inicial. Para a safra 2023-24, está prevista uma área cultivada de 364.291 hectares, com produtividade estimada de 39.088 kg/ha.

Quando à safra de arroz, o Instituto Rio-Grandense de Arroz (Irga) estima cultivo de 902.425 hectares no RS e a Emater-RS projeta produtividade de 8.359 kg/ha. A cultura encontra-se em estágio inicial de implantação. No entanto, na maioria das regiões do estado, o plantio foi inviabilizado pelas contínuas precipitações e pela consequente inundação das áreas de implantação. Na região administrativa da Emater-RS de Santa Maria, foram apenas remontadas as taipas danificadas pelas cheias dos rios da região. Na de Santa Rosa, a umidade do solo continua excessiva nas áreas de semeadura, dificultando o acesso de máquinas e de equipamentos tanto nas lavouras quanto nas estradas de acesso.

Para o feijão 1ª safra, projeta-se área de cultivo de 29.053 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.775 kg/ha. A cultura está em implantação. No entanto, o excesso de chuvas condicionou o progresso da semeadura apenas para regiões onde o volume de chuvas foi menor. Na região de Ijuí, o plantio atingiu 90%. O cultivo é distribuído em pequenas áreas, o que permitiu avanço substancial na semeadura da cultura. Nas lavouras que já emergiram, as plantas exibem folhas amplamente desenvolvidas e não apresentam quaisquer sintomas de doenças ou danos causados pelo frio.

Preços agropecuários da semana no RS conforme Emater-RS em 29-8-09-2023
Preços agropecuários da semana no RS conforme Emater-RS em 29-8-09-2023

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro