É preciso produzir com tecnologia e zelo
Depois de grandes evoluções tecnológicas voltadas para a agricultura, chegou o momento de um olhar mais amplo para o sistema solo-planta-máquina
O que você gostaria de saber sobre fungos? O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará webinar em 25 de novembro, às 18h, para responder dúvidas de produtores rurais e da população sobre esses organismos que podem causar muitos prejuízos na agricultura. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link. Neste mês de novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo celebra seus 130 anos.
Durante o encontro, os pesquisadores do IB, José Eduardo Marcondes de Almeida e Ricardo José Domingues farão uma breve apresentação sobre os fungos e seus problemas e soluções em plantas de interesse econômico. O debate contará ainda com a participação das pesquisadoras Ieda Mascarenhas e Josiane Takassaki Ferrari.
Segundo Domingues, no passado, as doenças fúngicas causaram grandes epidemias, dizimando áreas de cultivo e provocando fome, imigrações e, até mesmo, mudanças de hábitos de consumo da população. "Ainda hoje elas causam graves prejuízos econômicos, tanto pelas quebras de produção, que acabam encarecendo o produto para o consumidor, como pelos custos econômicos demandados pelas medidas de controle, que devem ser implementadas a tempo para evitar prejuízos maiores", explica.
O Instituto Biológico atua na solução desses problemas, fornecendo ao agricultor e aos técnicos informações, conhecimentos e tecnologias que podem reduzir os impactos negativos das doenças fúngicas sobre a sociedade, garantindo a sustentabilidade do agronegócio paulista e brasileiro.
O pesquisador do IB, José Eduardo Marcondes Almeida, falará sobre os fungos entomopatogênicos, que são inimigos naturais de pragas importantes para a agricultura como a cigarrinha-da-raiz na cana-de-açúcar e mosca-branca na soja. Cepas desses fungos selecionadas pelo IB são capazes de controlar naturalmente as pragas, reduzindo ou eliminando a necessidade do uso de defensivos agrícolas.
"As cepas selecionadas pelo IB são utilizadas em dois milhões de hectares de cana-de-açúcar no Brasil, quatro milhões de hectares de soja, três mil hectares de plantas ornamentais e morango e mil hectares de banana", afirma.
O uso desses fungos pode resultar em economia de R﹩ 145 por hectare para controle da cigarrinha-da-raiz, R﹩ 115 no controle do Sphenophorus levis e R﹩ 45 para o controle da mosca-branca. "A partir desses dados de economia e de área em que os produtos são utilizados, chegamos a esse impacto anual de R﹩ 398,5 milhões. Isso sem contar os impactos ambientais e sociais do uso dessas tecnologias sustentáveis", afirma o pesquisador do IB.
De acordo com Marcondes, todas as 120 empresas brasileiras que produzem bioinsumos para controle do Sphenophorus levis, cigarrinha-da-raiz e mosca-branca usam tecnologia do IB. Além disso, empresas do Paraguai e Panamá também utilizam cepas do Instituto de pesquisa paulista.
O Instituto Biológico lançou a série de webinar "O que você gostaria de saber sobre...?", realizada em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), em julho de 2021. Os eventos online são espaços de comunicação para que os participantes possam esclarecer dúvidas com os técnicos do IB sobre o tema do dia, na forma de uma discussão aberta e participativa.
"A dinâmica de cada encontro consiste em uma breve apresentação didática do tema e em seguida é aberto para perguntas enviadas pelo público ao técnico. Os produtores, agrônomos, veterinários, biólogos e demais interessados poderão escolher o tema do próximo encontro, por meio de formulários enviados por e-mail", explica Nayte Vittielo, coordenadora do evento e diretora substituta do IB.
Considerado estratégico pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IB desenvolve há 94 anos pesquisas relacionadas à saúde das plantas, animais e meio ambiente e, consequentemente, dos consumidores, sendo fundamental para que o agro paulista e brasileiro ganhe e mantenha seus produtos nos principais mercados consumidores do mundo. "O IB está sempre antenado às exigências do mercado e da população nas questões relacionadas ao alimento seguro. Nossas pesquisas estão focadas na solução desses problemas", afirma.
Serviço
O que você gostaria de saber sobre fungos?
Data: 25 de novembro de 2021
Horário: 18h
Inscrição: acesse o link
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura