FMC dá orientação sobre pressão de percevejos na soja

Manejo e monitoramento são importantes para que não haja prejuízo na soja e na rotação de cultura, com o plantio de milho

24.11.2021 | 16:25 (UTC -3)
Amanda Pimentel

Na primavera, produtores se preparam para mudar o cenário das lavouras, com a chegada da 1a safra de soja, ou “soja de verão”. Segundo a CONAB, a expectativa é que a colheita da soja 21/22 chegue a um número recorde de 289,6 milhões de toneladas produzidas. Mas, o produtor deve estar atento ao alerta trazido pela FMC, empresa de ciências para agricultura, sobre a possível pressão de percevejos na lavoura.

Segundo Jedir Fiorelli, gerente de cultura soja e milho da FMC: "o clima e a temperatura influenciam na pressão de pragas e doenças, ainda mais com a essa sequência imediata das culturas soja – milho, que criam condições para proliferação de percevejos como o marrom e barriga-verde, principais preocupações do agricultor, juntos à lagarta Spodoptera, por isso, é importante redobrar os cuidados para não ter danos econômicos", orienta.

O manejo destes percevejos, além de outros que ocorrem em menor frequência, deve ser iniciado na cultura da soja logo nas primeiras populações adultas, e esta deve ser uma atividade frequente, para que com o monitoramento, possa haver o controle sem impactos na produção. O final do ciclo da soja também requer muita atenção, e intervenções para controlar os percevejos, especialmente o barriga-verde, evitando assim altas infestações nas culturas seguintes (milho).

No milho de segunda safra, o controle deve acontecer logo na fase inicial de desenvolvimento da cultura, de forma que as primeiras aplicações de inseticidas ocorram ainda na fase conhecida como palito, ou seja, em torno de 1 a 2 dias após a emergência da cultura, mas também é orientado continuar com aplicações sequenciais;

Outras pragas além dos percevejos podem trazer dores de cabeça. Como lembrado por Jedir, na última safra, a presença da cigarrinha foi de grande intensidade e com isso, a ocorrência de enfezamento no milho, e de prejuízos expressivos. Para manejar ambas pragas no milho ele orienta que o manejo do percevejo no milho acontece ao mesmo tempo que a cigarrinha e por isso, deve-se escolher um inseticida que tenha bom controle para ambas. Claro que em conjunto com outras práticas, evitando os severos danos da cigarrinha.

Os percevejos devem ser considerados como uma praga do sistema produtivo soja-milho, e o controle na transição das culturas é tão importante quanto se a cultura estivesse em pleno desenvolvimento, então a principal orientação é iniciar o controle deles desde as menores populações, isto pode ser a solução para um retorno econômico interessante ao agricultor, além de ser a chave para o sucesso no manejo dessa praga.

Tecnologias

Para o controle de percevejos no sistema soja e milho a FMC conta com Hero e Talisman como ferramentas de controle e manejo. E o manejo adequado se dará a cada momento do plantio. Com inseticidas para controlar os percevejos em cada fase, a FMC tem Hero se a população de percevejos adultos preocupa o agricultor, por meio do seu poder de eliminação das pragas com rapidez. E Talisman, entrega eficiência para o agricultor que quer manter a população de percevejos baixa. Além disso, Talisman também é uma ferramenta de controle das cigarrinhas, além dos pulgões no milho.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024