Grandes empresas reunidas para soluções para a cadeia logística do etanol

20.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

O 1º. Encontro de Especialistas em Logística para a Exportação de Etanol, pela IETHA - International Ethanol Trade Association, foi palco para o debate sobre as principais dificuldades dos setores sucroalcooleiro e de energias renováveis para a efetivação das exportações brasileiras de etanol.

Além dos associados, como Bunge, Tereos, Cosan, Coimex, Crystalsev, estiveram também presentes empresas de peso do segmento como Chevron, ETH/Odebrecht, Odfjell Brasil, Saybolt, Syngenta, Ultracargo, Stolthaven, ALL Logística, Noble, Nova América, Cia. Docas do Estado de S. Paulo, VIT - Virginia International Terminals, EPE - Empresa de Pesquisa Energética, etc.

Para uma platéia de aproximadamente 300 executivos, formadores de opinião, técnicos e especialistas em várias áreas da cadeia logística, sete especialistas em suas respectivas áreas, dentro da cadeia de abastecimento e escoamento do produto, apresentaram todos os passos logísticos para a exportação do etanol, começando na negociação do contrato - peça fundamental e que determina, entre outras especificações, o formato de entrega do produto - passando pelos modais logísticos disponíveis atualmente, assim como os alcodutos futuros e as integrações entre eles, assim como procedimentos técnicos, terminais portuários, etc.

"A infra-estrutura e a logística para a exportação do etanol é hoje o ponto fundamental para todo o setor internacionalmente, seu crescimento e apóia o processo de transformar o etanol em uma commodity agrícola mundial", comenta o diretor-executivo da IETHA, Joseph Sherman.

O Encontro cumpriu seu papel de trazer a tona os impactos da área logística sobre a produção e negociação do etanol, as várias soluções apresentadas pelos players da cadeia logística de abastecimento e exportação do álcool carburante, assim como os desafios que os setores ainda têm pela frente.

"Além de ter sido um momento para iniciarmos debates mais aprofundados nessa área, também gerou novas oportunidades que possam permitir que o mercado de etanol cresça de forma homogênea e consistente, considerando todos os aspectos relacionados ao fortalecimento de um setor, inclusive a cadeia logística e de infra-estrutura para o escoamento do etanol comercializado internacionalmente", avalia Sherman.

Fonte: Esfera da Comunicação - (11) 3966-3524 (11) 3966-8168

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025