Embrapa treina técnicos nas normas de produção integrada de uva

19.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Semi-Árido realizará de 20 a 22 de maio um curso para capacitação de técnicos em produção integrada de uvas finas de mesa (PI-Uva), em Petrolina/PE.

O evento, coordenado pelo pesquisador José Eudes de Morais Oliveira, está marcado para acontecer no Escritório de Apoio da Instituição, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, e estão previstas, também, aulas práticas, em áreas monitoradas pelo programa.

No submédio do vale do São Francisco, existem mais de 13 mil hectares cultivados com uvas de mesa. Cerca de 5.085 deles, divididos em 2.089 parcelas de 229 empresas agrícolas, são manejados de acordo com as normas técnicas da produção integrada. O manejo dessas áreas exige a formação de profissionais especializados na montagem, dentro das propriedades, de uma estrutura que resguarde trabalhadores e o meio ambiente de contaminação por insumos, e a colheita de frutas de qualidade isentos de resíduos químicos.

O programa técnico do curso começa com palestras sobre as Noções Básicas da Produção Integrada de Frutas, aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Este documento detalha a maneira de instalação do parreiral, os critérios de adubação e de nutrição dos cultivos, os tratos culturais, manejo integrado de doenças, irrigação, colheita, pós-colheita e manejo racional de agrotóxicos. Todos estes temas vão ser abordados por pesquisadores da Embrapa Semi-Árido.

A engenheira agrônoma Tiane Almeida, da Associação dos Produtores Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco – VALEXPORT, também será uma das palestrantes. Ela vai falar sobre o “Caderno de Campo – Seções 1 e 2”, que é um dos principais documentos do PI por prevê o registro de todas as atividades e manejos realizados nas parcelas monitoradas pela produção integrada. O detalhamento de informações solicitados neste caderno é base para dois procedimentos de confirmação da credibilidade desse programa: um, a certificação de que o manejo do parreiral e as frutas colhidas obedeceram as normas técnicas; e, dois, garante a identificação exata da área onde a fruta, posta à venda em pontos de comércio no Brasil ou no exterior, foi colhida.

As inscrições para o curso estão abertas no Escritório da Embrapa no Centro de Convenções de Petrolina (87 3861 4442). As vagas são limitadas.

Marcelino Ribeiro

Embrapa Semi-Árido

87 3862 1711 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Syngenta Elastal Central