Frutas com selo de qualidade disponíveis ao consumidor baiano

19.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

O consumidor baiano já pode comprar mamão, laranja, limão, maracujá e coco com o selo Selecta Brasil, provenientes do sistema de Produção Integrada de Frutas.

Num esforço conjunto entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA) e produtores certificados da Bahia e Pernambuco, a campanha de divulgação acontece no supermercado Hiperideal na Pituba, em Salvador, todos os dias, das 9h às 21h, exceto aos domingos.

O objetivo da campanha é oferecer frutas provenientes de pomares com as mais modernas técnicas de cultivo, de acordo com as boas práticas agrícolas, e preservando o meio ambiente e a saúde do trabalhador rural, abrindo um novo nicho de mercado no cenário nacional. “Temos a expectativa de que o consumidor tome conhecimento da existência desses produtos de alta qualidade e de procedência garantida”, explica José Eduardo Borges de Carvalho, pesquisador da Embrapa e coordenador da Produção Integrada de Citros na Bahia, Paraná e Amazonas.

Produção Integrada

A Produção Integrada de Frutas (PIF) é um sistema moderno de produção que garante um alimento saudável e seguro com padrão exportação, formado por um conjunto de práticas agronômicas que assegurem a qualidade e produtividade da cultura. Ele prioriza princípios baseados na sustentabilidade, otimizando os recursos naturais para substituição de insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de monitoramento do processo e de rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.

A Produção Integrada pretende, principalmente, estabelecer uma relação de confiança com o consumidor. “Ao adquirir frutas com o selo Selecta Brasil, o consumidor está comprando muito mais saúde, qualidade e segurança. Ele tem a certeza de que o produto está conforme os requisitos das Normas Técnicas Específicas que foram definidas e acompanhadas por centros de pesquisa como a Embrapa”, enfatiza o pesquisador.

Os produtos são certificados por empresas que realizam auditorias nas propriedades que aderem ao sistema e o selo tem a chancela oficial do Mapa e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro