Frutal Cone Sul prioriza capacitação de produtores

30.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A organização do Frutal Cone Sul ganhará reforço na próxima semana com a chegada do presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, ao Rio Grande do Sul.

Acompanhado da coordenadora do Frutal Cone Sul, Madalena Borba, e de representante do comitê técnico-científico gaúcho, a comitiva dará continuidade ao contato com prefeituras e instituições representativas de agricultores em todo o Estado para organizar caravanas de produtores ao evento.

Bringel chega ao Rio Grande do Sul trazendo a recente experiência da 16º edição do Frutal Ceará e do 4º AmazonPec, eventos realizados pelo Instituto Frutal durante o mês de setembro deste ano. “A aceitação por parte dos produtores e a relevância dos temas que selecionamos e desenvolvemos durante esses eventos, são sinalizadores positivos quanto ao caminho que trilhamos para estruturar o Frutal Cone Sul”, aponta Bringel.

A pauta técnica do Frutal Cone Sul foi construída para atender às principais necessidades e exigências dos produtores nas áreas tecnológicas, de pesquisa e de mercado das cadeias produtivas envolvidas. Além do aprofundamento teórico empregado, o comitê técnico-científico, composto por representantes de 14 instituições de ensino, pesquisa e extensão, selecionou os melhores profissionais brasileiros e internacionais de cada área para garantir a capacitação dos participantes.

Composta por cursos e palestras técnicas, seminários setoriais, paineis e oficinas, a programação do evento deverá reunir fruticultores, floricultores, estudantes, técnicos, extensionistas e pesquisadores, além de visitantes da feira de negócios, de todas as regiões do país, chegando à cerca de 20 mil participantes.

Fruticultura sólida e próspera

O cenário da fruticultura brasileira tem apresentado grandes avanços nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o incremento na produção de frutas frescas no ano passado foi de 4,5% e das frutas processadas chegou a 11,5%, em relação a 2007. O mercado brasileiro de frutas tem avançado de 4% a 6% ao ano. Esse crescimento é fruto da adoção de modernas tecnologias pelos produtores, renovação dos pomares e grande variedade de produtos.

O Rio Grande do Sul destaca-se no segmento da maçã, sendo o segundo maior produtor nacional, perdendo apenas para Santa Catarina. O Estado tem se destacado na implantação de vários pomares, através de projetos do Programa Estadual de Fruticultura (Profruta/RS), que abrange 106 municípios. As principais frutíferas implantadas em 2007 e 2008 foram laranja, uva, banana, bergamota, pêssego e maçã.

Esses dados determinaram a escolha do Rio Grande do Sul como sede para a realização do Frutal Cone Sul, que acontece no Parque de Eventos da Fenavinho, em Bento Gonçalves, entre os dias 5 e 7 de novembro de 2009. O evento é uma realização do Instituto Frutal, Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional, Governo do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Bento Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Frutal Cone Sul - 51 2111 6691 /

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025