Foco de sigatoka-negra é identificado em Minas Gerais

É o primeiro caso em áreas de grande produção de bananas em Minas Gerais desde 2007

12.03.2025 | 15:01 (UTC -3)
Revista Cultivar
Sigatoka-negra - Foto: Luadir Gasparotto
Sigatoka-negra - Foto: Luadir Gasparotto

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) detectou, durante fiscalização de rotina, um foco da doença sigatoka-negra em uma propriedade no município de Jaíba, no Norte de Minas Gerais.

O Instituto, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Ministério da Agricultura (Mapa), já definiu as medidas de contenção que serão implementadas imediatamente.

A sigatoka-negra (causada por "Mycosphaerella fijiensis") é uma doença fúngica que afeta a bananicultura e pode prejudicar a produtividade das lavouras. Ela provoca a morte prematura das folhas da planta, reduzindo a área foliar e, consequentemente, impactando a qualidade e quantidade da produção de bananas.

Este é o primeiro caso de sigatoka-negra identificado em áreas de grande produção de bananas em Minas Gerais desde 2007. A ausência de novos focos ao longo dos últimos anos reforça a importância das medidas de controle sanitário que, agora, se tornam urgentes. Embora o surgimento do foco em Jaíba não represente risco imediato para a produção de banana no estado, ele destaca a necessidade de vigilância constante nas lavouras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025