Pulverizadores são destaques da Stara na Expodireto 2025
O sistema Eco Spray permite pulverização seletiva
A colheita da soja no Paraná avançou durante a última semana, com a melhora nas condições climáticas, conforme informações do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura. O tempo seco favoreceu o trabalho das colheitadeiras, tratores e caminhões.
Contudo, as perdas ainda são registradas, principalmente devido ao déficit hídrico que afetou a cultura ao longo do ciclo. De acordo com produtores, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis nas próximas duas semanas, a colheita deverá acelerar.
Enquanto isso, o milho 1ª safra está sendo colhido dentro das expectativas, embora as chuvas previstas para a próxima semana, mesmo em quantidade reduzida, possam comprometer o andamento das atividades. Por outro lado, o milho 2ª safra enfrenta um quadro mais preocupante.
Já a semeadura da cultura está atrasada devido à falta de chuvas e ao clima quente e seco. Isso tem gerado um cenário de baixa umidade no solo, o que pode resultar em estandes irregulares e até replantio em algumas áreas. O Proagro já foi acionado em algumas localidades, e as perdas são vistas como uma possibilidade crescente.
Em relação ao feijão, a escassez de chuvas e o ataque de mosca-branca ("Bemisia tabaci", clique aqui) têm causado dificuldades. O controle da praga, que exige aplicações constantes de inseticidas, tem sido problemático, e os produtores temem uma redução na produtividade.
Embora a semeadura da 2ª safra esteja em andamento, o baixo volume de chuvas e as altas temperaturas nos últimos dias têm gerado apreensão quanto ao desenvolvimento das lavouras. A falta de precipitação também desacelerou o plantio, colocando a safra em risco de enfrentar um período crítico de clima adverso.
Por fim, o trigo enfrenta um cenário desafiador no estado. As áreas destinadas à cultura ainda estão ocupadas pela soja, que se aproxima da maturação. Além disso, o produtor está optando cada vez mais pela semeadura de aveia, que apresenta melhor custo-benefício em termos de fertilidade do solo e menos custos de produção quando comparado ao trigo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura