Acre imuniza rebanho contra febre aftosa
A Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) promove nesta quarta-feira (29/04) Dia de Campo da “Cultura da Banana nos Cerrados”, com o objetivo de difundir os mais recentes avanços científicos para produtores rurais, técnicos e estudantes.
A banana é a fruta mais produzida e consumida no mundo. Sobressai pela sua riqueza nutricional. É extremamente rica em potássio, carboidratos e fibras solúveis, além de conter fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, B e C. Destaca-se também pela multiplicidade de uso, excelente sabor e ampla aceitação entre todas as faixas etárias e níveis sociais.
Entre os principais produtores mundiais, estão Brasil, Equador, Índia e China, que, juntos, produzem cerca de 50% do volume total. A produção anual brasileira, estimada entre 6 a 7 milhões de toneladas, concentra-se nos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará, os quais produzem 56% desse total. A área cultivada anual é de cerca de 500 mil hectares, com geração de 3 milhões de empregos diretos. Noventa e nove por cento da produção destina-se ao mercado interno, com consumo de 31quilos por habitante ao ano.
No Distrito Federal, o consumo anual de banana é de 20 mil toneladas, porém cerca de 80% desse total é importado de outros estados, especialmente em razão da reduzida área cultivada, apenas 50 hectares. De acordo com o pesquisador Tadeu Graciolli Guimarães, para o DF obter a auto-suficiência na oferta de bananas é estimada uma expansão da área cultivada entre 800 a 1000 hectares. “Associada às condições edafoclimáticas favoráveis, como alta luminosidade e faixa térmica adequada, a bananicultura constitui excelente opção de cultivo comercial para produtores rurais do DF”, afirma o pesquisador.
O Dia de Campo é uma das ações de projeto de pesquisa de melhoramento desenvolvido pela Embrapa Cerrados com o objetivo de selecionar cultivares e híbridos de bananas adaptados para o cultivo no Distrito Federal.
Em cada uma das três estações do Dia de Campo serão apresentados dois temas. Na primeira, o pesquisador Tadeu Graciolli abordará o planejamento, instalação e manejo da cultura da banana. Em seguida, o pesquisador Sebastião Pedro da Silva Neto falará sobre os híbridos e cultivares de banana com potencial de cultivo nos Cerrados.
Na segunda estação, o pesquisador Alexei Dianese comentará sobre as principais doenças da cultura da banana e o técnico Marlon Cunha demonstrará práticas culturais na cultura. O manejo da água, adubação e produtividade da banana, assim como, composição físico-química e qualidade de frutos da banana nos Cerrados serão temas da terceira estação, apresentados, respectivamente, pelos pesquisadores Tadeu Graciolli e Kelly Cohen. No encerramento haverá degustação de frutos de banana.
Dia de Campo Cultura da Banana nos Cerrados
Data: 29/04/2009
Local: Embrapa Cerrados
BR 020, Km 18, Rodovia Brasília/Fortaleza, Planaltina-DF
Programação:
8h30 – Inscrição
8h50- Abertura
9h – Estações Técnicas
Estação 1
Planejamento, instalação e manejo da cultura da banana
Tadeu Graciolli Guimarães
Híbridos e cultivares de banana com potencial de cultivo nos Cerrados
Sebastião Pedro da Silva Neto
Estação 2
Principais doenças da cultura da banana
Alexei de Campos Dianese
Demonstração de práticas culturais na cultura da banana
Marlon Cunha
Estação 3
Manejo de água, adubação e produtividade da banana nos Cerrados
Tadeu Graciolli Guimarães
Composição físico-química e qualidade de frutos de banana nos Cerrados
Kelly Cohen
12h30- Degustação de frutos de banana e encerramento
Liliane Castelões
Embrapa Cerrados
(61) 3388-9976
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura