EBDA e Adab vacinam bezerras contra brucelose no Sul da Bahia

25.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) – órgão também vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza, nesta quarta-feira (26), mais uma etapa da vacinação de bezerras, com idade entre 3 e 8 meses, contra a brucelose. A ação acontece nos municípios de Buerarema e Itapé, no Sul da Bahia, em propriedades rurais assistidas pela Gerência Regional da EBDA de Itabuna. A primeira etapa da campanha foi realizada no último mês de junho.

A vacinação faz parte do Programa de Acompanhamento da Cadeia Produtiva do Leite, executado pela Seagri. Nesta região, o Programa é acompanhado pelo técnico em Agropecuária da EBDA, Nelson Fernandes Moura.

Cerca de 60 bezerras serão vacinadas, nesta etapa, pelo médico-veterinário da Adab, Gildásio Brandão de Souza. “O calendário anual de vacinação contra a brucelose contempla duas etapas, uma no meio do ano e outra no final, em dezembro. Mas resolvemos abrir uma exceção e vacinar também agora em setembro, pois constatamos que alguns animais, na faixa etária de vacinação, ficaram sem receber a dose, em junho”, comentou Moura.

A brucelose é uma doença incurável, causada pela bactéria Brucela abortus. Ela acomete principalmente os bovinos, podendo ser transmitida para o homem, no qual provoca a esterilidade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025