Encontro discute produção integrada de citros
“Estamos vivendo uma crise mundial que requer das cooperativas a criação de uma rede de relacionamento. Só assim, as produtoras rurais enfrentarão as dificuldades econômicas e sociais que possam surgir”, declarou a historiadora Maria Rosana Pinto, que proferiu palestra sobre Gênero, Cooperativismo e os Desafios do Mundo Contemporâneo, no 1º Fórum Nacional de Gênero, Cooperativismo e Associativismo. O evento está sendo realizado no auditório Parlamundi, na Legião da Boa Vontade (LBV).
A historiadora também conversou com os participantes, na tarde de quinta-feira (20), sobre a redução, em longo prazo, das diferenças entre os gêneros, no âmbito profissional. “A superação das desigualdades exige uma nova forma de pensar os papéis exercidos, no trabalho, por homens e mulheres. Mas, antes de tudo, é preciso que haja real intenção de mudar contextos sociais”, afirmou.
Oficinas - Uma novidade do fórum, que despertou interesse das produtoras rurais, foram as oficinas, oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre temas como o poder transformador da mulher, indicação geográfica e desenvolvimento regional, mulher e finanças, empreendedorismo e saúde da mulher.
Para o último dia do evento, na sexta-feira (21), estão previstos apresentação de trabalhos realizados em grupo, debates sobre os temas abordados e elaboração de estratégias e propostas para novas ações em cooperativismo. O fórum está recebendo apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Cristiane Araujo
Mapa
www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura