Cursos do I-UMA dão impulso em carreiras de profissionais do agronegócio

04.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas

Resultados positivos, crescimento profissional e valorização da carreira são os principais relatos de alunos que tiveram oportunidade de realizar os cursos de Marketing e Gestão em agronegócio, oferecidos pelo I-UMA (Instituto Universal de Marketing em Agribusiness). As aulas focadas nas particularidades do setor de gestão e marketing no agronegócio, uma área que antes era carente de informações profissionalizantes, são uma oportunidade de reciclagem e conhecimento para profissionais interessados e de diversos campos de atuação.

O produtor Fernando Rossatto, que planta soja e milho no Rio Grande do Sul, conta que fez o curso em 2006 e que, desde então, as coisas mudaram para melhor nas suas propriedades. “Aprendi a ter uma visão mais crítica de mercado e a entender melhor as oportunidades que aparecem, principalmente para agregar mais valor aos meus grãos”, explica. Ele observa que, para ele, o curso acrescentou muito conhecimento de gestão, organização de mercado, negociação financeira e que, com tudo isso, ele aprendeu a ter uma melhor visão do que acontece fora de sua porteira.

Para a jornalista Márcia Mandagará, que atua no segmento do agronegócio desde 1979, o curso significou uma oportunidade de aprendizagem, principalmente pela troca de informações com os colegas, que eram desde produtores rurais, fornecedores de insumos, representantes de empresas, até profissionais de cooperativas E do governo. “A lição maior que o curso proporcionou foi entender melhor o conceito de qualidade que, hoje, consigo aplicar no meu dia a dia, e que se reflete no resultado do meu trabalho no Canal Rural”.

A rápida profissionalização do agronegócio brasileiro e o crescimento dos mercados aumentaram a necessidade de conhecimento de marketing e de gestão para todos os setores envolvidos, na opinião de José Américo da Silva, presidente do I-UMA. Por isso, de acordo com ele, a visão do profissional deve ser mais focada na realidade do mercado do agribusiness. Hoje, é importante entender de gestão, de distribuição, logística, comunicação, precificação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025